Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Dor de dente do siso

Dentes do siso inclusos

Dentes do siso inclusos

A dor de dentes causada pelos dentes do siso, de entre todas as dores de dentes que você pode vir a ter, pode ser das piores. Isto porque os dentes do siso podem provocar vários tipos de dor e de uma enorme intensidade. Nesse artigo ficará a saber o que provoca essa dor horrorosa e como se livrar dela.

O dente do siso é provavelmente o dente mais incómodo que o ser humano pode vir a ter. Além de ser um dente que não é estritamente necessário para que tenha uma dentição perfeita, é um dente que na maioria dos casos causa enormes problemas. O mais horrível de tudo isto é que nem sequer necessita de erupcionar para começar a causar incómodo. Saiba mais de seguida.

 

Porque razão o dente do siso provoca dor?

Há varias razões para que venha a ter dor de dentes por causa do dente do siso. Comecemos por referir as mais comuns de acordo com o facto do dente ter erupcionado ou não.

  • Dente do siso não erupcionou – se o seu dente do siso não erupcionou, isto é, se está incluso, mesmo assim pode provocar-lhe dor. Como? De várias formas.

    • o dente está incluso e está empurrando toda a dentição – quando isso acontece, a dor de dentes que este dente provoca pode ser mesmo o menos mau que lhe pode acontecer. A razão é simples, a par dessa dor, os dentes por estarem a ser empurrados pelo dente do siso irão desalinhar-se todos! Imagine o que será conviver com os dentes tortos o resto da sua vida, apenas porque o dente do siso “decidiu” empurrá-los a todos para poder erupcionar. É simplesmente horrível. Mas, quanto à dor propriamente dita, esta é também enorme. Obrigar os dentes a mover-se, ainda por cima todos ao mesmo tempo, pode provocar sensações de dor insuportáveis
    • o dente está incluso e está pressionando o nervo – como sabe, todos os dentes da sua boca estão ligados por vasos sanguíneos e terminações nervosas. Inclusive há um nervo que percorre todos os dentes, ligando-os entre si. Esse nervo se localiza por baixo de toda a dentição. O dente do siso, estando incluso, por vezes tem formas estranhas de tentar erupcionar (veja os vários exemplos na figura de cima), numa delas o dente do siso começa a pressionar esse mesmo nervo que referimos. E quando isso acontece, é garantido que você vá sentir a que será talvez a pior de todas as dores de dentes. Esse nervo por ser extremamente sensível, não pode sofrer o menor impacto e quando o dente do siso o pressiona, simplesmente despoleta uma dor que muitos descrevem como sendo mais forte do que partir um osso. É uma dor constante e de tal forma intensa que só mesmo indo no hospital para que lhe dêem um analgésico bem forte. É comum também nestes casos aparecem pequenos quistos junto das raízes do dente do siso, piorando assim uma situação que por si só já é má.
  • Dente do siso erupcionou – se o dente do siso tiver erupcionado, mesmo que nesse processo não tenha provocado incómodo (o que é raro), você ainda não está livre de sentir uma dor de dentes. Como a maioria das pessoas não tem espaço na dentição para um terceiro molar, o mais natural é que depois de “nascer” o dente do siso “aperte” ligeiramente toda a dentição, aumentando assim a probabilidade de restos de comida ficarem presos entre os dentes. Como concluirá facilmente, isso aumenta também a probabilidade de vir a sofrer de cáries dentárias. E as cáries são quase sempre sinónimo de … dor de dentes.

O que fazer quanto à dor de dentes do dente do siso?

Primeiro aconselhamos a que faça visitas frequentes ao seu dentista. Este pela sua idade saberá que em certa altura você deve fazer alguns raio-x para verificar a evolução dos seus dentes do siso (isso é particularmente importante em adolescentes e jovens adultos). Assim, o seu dentista poderá precocemente prever o que os dentes do siso “estão aprontando” podendo agir em conformidade. Isso poderá evitar que você passe por um processo de sofrimento provocado pelos dentes do siso.

Em segundo lugar, se não teve a oportunidade de acompanhar a evolução dos dentes do siso e começou de alguma forma a sentir dor de dentes, não tenha contemplações, extraia esses dentes. Como dissemos no início do artigo eles não são estritamente necessários para que a sua dentição seja perfeitamente normal. Arriscamos a dizer que são quase supérfluos.

O que deve fazer quando sentir a dor de dentes, é mesmo dirigir-se de imediato ao seu dentista, se a dor for muito intensa, como em alguns casos que referimos anteriormente, pode mesmo ser das piores dores de dentes que o ser humano pode sentir. Assim sendo, vá directo para o hospital. Se lá eles não procederem à extração dos dentes (o que é o mais comum), pelo menos conseguirão dar-lhe o alívio da dor, de forma a que logo que possível, você se dirija a um dentista e este possa proceder a uma pequena intervenção cirúrgica de forma a eliminar esses dentes de uma vez por todas.

Adenda: é possível que se pergunte se deve extrair todos os dentes do siso ou apenas alguns. A resposta deve ser dada pelo seu dentista depois de analisar o seu caso. O mais certo, é que para evitar problemas no futuro ele simplesmente recomende a extração dos quatro dentes do siso. Faça-o qualquer problema, pois estará a evitar um sofrimento que pode ser atroz no futuro.

Esperamos que tenha ficado a entender porque doem os dentes do siso e o que fazer nesses casos. Se tiver dúvidas, use o formulário em baixo.

Tags: dente do siso dor, dente ciso, dor no siso, dente do siso, dor de dente ciso


Dra Lúcia Pinheiro Pinheiro

Artigo revisado em 26-03-2013 por Dra Lúcia Pinheiro, Dentista na Clínica Dra Lucia Saboya Pinheiro. Arquivado em Dentes.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

261 comentários

  1. Lorena disse:

    Tenho 13 anos e meu dente siso está nascendo e a dor é muita, e está inchado

  2. Grasiela disse:

    Ola minha gengiva esta com um buraquinho no fundo do lado do ultimo dente e esta doendo muitoooo sera o siso? e quanto tempo demora para parar de doer?

    • Admin disse:

      Pode ser o dente do siso a tentar erupcionar. O tempo que demora a parar de doer depende, em todo o caso vá ao seu dentista para que ele a aconselhe no seu caso em particular.

  3. Gabriella disse:

    ooi , ttenho 16 anos e estoiu sentindo uma leve dorsinha esta encomodando um dente qe ja tenho o qe fazer me ajudem desde ja obg

    • Admin disse:

      Gabriella, perante uma descrição tão genérica, o que poderemos aconselhar é que se dirija ao seu dentista.

  4. Grasiela disse:

    Como saber se é o siso nascendo ou o dente do lado que ta doendo e precisando tratar

  5. Raquel disse:

    estou sentindo a dias uma pressão na boca que esta me deixando descontrolada,tenho certeza que é do siso. não posso extrair no momento, o que você me aconselha.

  6. Tailaine disse:

    Ola boa tarde,

    estou com o dente do siso nascendo, porem estou gravida de 4 meses. Há algum problema em extrai-lo?

  7. maria disse:

    Meu siso está nascendo e está doendo muito, mas, o que está me deixando preocupada é um “caroço” que tem no meu pescoço, nasceu após a gengiva ficar inflamada. Tem algo a ver?

  8. lara disse:

    Meu dente siso , esta doendo muitoo ‘
    mas estou gravida de 4 meses e meio !
    o que devo fazer? Será que posso arrancá-lo.

  9. Shirley disse:

    Extrai o meu dente do siso a tres dias,mas continuo sentindo dor nos dentes circunvizinhos, meu rosto esta inchado e meu maxilar travado. E normal? O que devo fazer?

  10. bruna disse:

    Meu dente do siso esta furado e doendo muito ja tomei remedio oque posso fazer serra que aquele remedio passaja adianta algo.?.

  11. estefennye disse:

    Oiii…. tenhu um dente de siso nacendo na parte de baixo atraz… e estou gravida de 2 messes e meiu … venhu com esse siso naicendo a 1 mes e meiu e normal? Demora quanto tempo para naicer ? I a dor . Oque fazer para passar essa dor ???

    • Admin disse:

      Estefennye, calma acima de tudo. O dente vai demorar muito a erupcionar, pode levar meses. Mas, o melhor é verificar o estado do dente num dentista.

Escreva aqui o seu comentário