Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Dor de dentes após tratamento de canal

Dor após tratamento de canalMuitas pessoas se submetem ao tratamento de canal (desvitalização de um dente) para se poderem livrar de uma infeção que já terá alastrado até à polpa do dente. Enquanto a maioria não sente dor depois desse procedimento, outras se queixam de sentir uma dor de dentes após o tratamento de canal. Nesse artigo iremos explicar porque razão isso acontece.

A dor de dentes após o tratamento de canal, pode ser causada por vários motivos. Embora o tratamento de canal consiga salvar um dente infetado e “condenado” à extração, algumas pessoas poderão pensar duas vezes antes de o fazer, pois nem sempre é um procedimento indolor. Não que durante a intervenção do dentista você vá sentir algo, dificilmente isso acontecerá, o problema vem depois da intervenção e da anestesia passarem.

Razões para sentir dor após o tratamento de canal

Muitas das pessoas que fazem esse tratamento é porque sentiam dor de dentes antes da intervenção do dentista. Isso devido à infeção da polpa do dente. Se eventualmente o dentista depois de terminar a “instrumentalização do dente”, que consiste no fundo na remoção da polpa, deixar algum resto no dente, como ela está infetada, provocará dor de dentes após o tratamento de canal.

Outra razão para sentir dor “após o canal” tem a ver com o facto dessa infeção da polpa poder ter alastrado até ao ligamento que une o dente ao osso, até ao osso, ou pior, por ter alastrado até ao nervo. Ora, mesmo fazendo o tratamento de canal de forma eficaz, essa parte da sua dentição como está infetada irá doer, logo você sente dor após o tratamento, mesmo que este tenha sido bem feito. Mesmo removendo todo o tecido mole de dentro do dente, você sentirá dor. Ou seja, o tratamento de canal, apesar de ter sido necessário, não será suficiente para eliminar de vez a dor de dentes. Isso é frequente em casos em que as pessoas adiam a ida ao dentista por causa da dor de dentes e acabam piorando uma infeção que antes seria mais fácil de controlar.

Mais uma razão para a dor de dentes após o canal é a drenagem do líquido de dentro do dente não ter sido feita corretamente. Se o dentista não for cuidadoso nessa fase da restauração do seu dente, é bem possível que depois de colocar o “enchimento” o dente lhe vá doer. Você em particular pouco ou nada poderá fazer, a não ser procurar um médico dentista devidamente habilitado e experiente nesse tipo de intervenções, de modo a que o tratamento seja bem sucedido.

Se os instrumentos usados no tratamento de canal não forem devidamente esterilizados, como por exemplo as “limas” que são usadas para remover os tecidos moles de dentro do seu dente, isso poderá provocar uma infeções após essa intervenção. E aí tem mais um motivo para o seu dente doer mesmo após ter sido feito o tratamento de canal. Solução? Certifique-se de que o dentista que irá fazer o tratamento usa materiais completamente esterilizados. Usar luvas novas, também é um dos alvos para os quais você deve direcionar a sua atenção. Não deixe que uma poupança ridícula ou o desleixo do dentista lhe venham a trazer sérios dissabores. É nessas alturas que sublinhamos que mais vale um tratamento caro e no qual você tem todas as garantias de qualidade, do que um serviço medíocre mas barato e que apenas lhe trará problemas no futuro.

Restaurações mal feitas poderão apresentar também um enorme risco de causar dores nos pacientes que foram alvo de um tratamento de canal. Se após o enchimento do dente a superfície exterior provocar um desequilíbrio na sua oclusão, de cada vez que você mastigar algum alimento, o choque entre as arcadas pode provocar dor no dente intervencionado. Assim assegure-se que depois de terminar a restauração do dente não sente um “alto” nesse mesmo dente e se o fechar da sua boca é como antes, sem qualquer tipo de distúrbio. Se notar alguma anormalidade, mencione isso ao dentista antes de terminar a consulta. Ele deve assegura-se de que isso não acontece.

Por estranho que possa parecer, por vezes é difícil localizar todas as raízes de um dente e em casos raros, acontece que o dentista “esquece” de instrumentalizar uma delas. Ora, já se está mesmo a ver a consequência: dor após o canal. A solução é novamente procurar sempre um profissional devidamente habilitado em experiente no tratamento de canal para que você não corra esse risco.

A dor que é normal sentir após o canal

Se depois de fazer o tratamento de canal, mesmo que bem sucedido, sem qualquer tipo de complicação, em que todos os procedimentos do dentista foram corretos, disséssemos que você não iria sentir qualquer dor, estaríamos mentindo. É normal sentir alguma dor, alguns especialistas chamam a essa dor a da cura e que indica um tratamento de canal bem sucedido. Ela consiste numa dorzinha ligeira, bem suportável, que com o passar do tempo se vai dissipando.

Como poderá concluir isso acontece por causa da consolidação de toda a matéria que foi colocada dentro do dente e pelo facto de tanto o dente, a raíz do dente, a gengiva em volta, devido a essa intervenção, estarem ainda doloridos. Como referimos. Isso é aceitável e é uma dor que você deve mesmo sentir, é bom sinal. No entanto, a maioria das pessoas sente essa dor como sendo tão ligeira, que a descrevem como um ligeiro incómodo apenas e que passa com o tempo.

Esperamos que tenha compreendido as várias razões pelas quais o seu dente dói após o tratamento de canal. Se mesmo assim lhe restam dúvidas, use o formulário em baixo

Tags: dor de dente, canal dentario, dor após tratamento de canal, dor de dente após canal, dor de dente após tratamento de canal


Dra Lúcia Pinheiro Pinheiro

Artigo revisado em 27-03-2013 por Dra Lúcia Pinheiro, Dentista na Clínica Dra Lucia Saboya Pinheiro. Arquivado em Tratamento de canal.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

814 comentários

  1. anderleia cardoso disse:

    fiz um tratamento de canal ontem pela tarde, em sessão unica, não foi feito e restauração e pela noite o dente começou a doer e acordei com o rosto inchado, isso é normal?

  2. Gabriela disse:

    Olá Doutor..ouvi falar que a anestesia não faz efeito quando a gengiva está inflamada..isso é verdade?

    • Admin disse:

      Gaabriela, isso não é bem assim. O que acontece é que antes de se tratar um dente, deve ser eliminada a inflamação.

  3. Tais Lidiane disse:

    Gostei do seu artigo. Fiz um tratamento de canal a 1 mês, deu tdo certo até pq o dente q dois era o outro. Então ela fez o procedimento no outro tmb. Só q o outro dois demais mesmo com o canal, então optei em arrancar. Depois voltei lá pra restaurar o dente q não precisava de canal. Dois dias depois da restauração concluída o dente ta doendo. Pouco mas encomoda. Oque será q pode estar acontecendo???? Estou muito preocupada

  4. Patricia disse:

    Acabei meu tratamento de canal a 3 semanas e sinto uma pulsaçao no dente ele nao doi mas fica pulsando oque pode ser devo me preocupar ??

  5. Lia disse:

    Oi, fiz uma restauração apenas, mas a dentista não usou anestesia, e eu burra demais e com vergonha de pedir, deixei assim mesmo, o problema é que agora estou sentindo um incomodo estranho tipo choques, principalmente quando tem contato com saliva, quando falo.. tá impossível aguentar, o que eu posso fazer?!!!

  6. ana paula disse:

    Fiz um tratamento de canal a 5 dias.Ele doe quando estou mastigando ou quando um dente esbarra no outro ao movimentar a mandíbula (abrir e fechar a boca).É uma dor forte.Fora isso ele não doe,so não pode encostar nele.

  7. marcelo disse:

    estou fazendo tratamento de canal ele raspou o osso mais sinto dor e normal

  8. Alexandra disse:

    Dr, fiz o canal ontem (26/01) de manhã, e sinto muita dor na hora em que fecho a boca (junto os dentes) e na hora de comer. Não consigo comer onde eu fiz o canal e quando aperto o dente de baixo com o do local do canal, sinto uma dor forte. Além disso, quando acordei hoje meu dente estava pulsando. Isso é normal? Em quanto tempo essa dor tem que passar?

    • Admin disse:

      Alexandra, isso é normal e é uma sensação que pode durar cerca de 2 semanas (em casos raros dura meses).

  9. melre josiane disse:

    oi boa tarde.é normal sentir uma dor depois de ter feito o canal a 3 meses atrás?pois comecei a sentir ontem fica latejando de leve.já até comecei tomar nimesulida e dor flex pra para a dor

  10. Denise disse:

    Fiz meu tratamento de canal há uns 3 meses e agora sinto um ligeiro incomodo, por contato, no dente. Ao bater levemente minha unha sobre ele por exemplo. Isso é normal ou devo me preocupar?

  11. Alba disse:

    Estou fazendo tratamento de canal no momento que antes de ser iniciado não era doloroso mas agora que fiz(ainda não foi acabado devido quadro álgico) tenho sentido uma dor tão intensa que não consigo encostar nem a língua no dente afetado. Voltei 2 vezes na dentista que radiografou,revisou e afirma não ter nada errado e mesmo a opinião de outra profissional( não endodontista) é que está tudo bem e não há motivos p/ tanta dor mas o caso é que estou de fato sentindo muito e usando Etna agora p/ ver se alivia, gostaria de saber sua opinião grata

    • Admin disse:

      Alba, se o médico a consultou e verificou que não há nada de errado, não poderemos ajudar em nada.

  12. KV disse:

    Fiz um canal recentemente,porem sinto meu dente latejar isso e normal?

  13. Marcela disse:

    Fiz um canal quase 10 anos atrás .e agora sinto muita dor no local do canal .será que o problema está no canal ou tenho outro problema ??

  14. Silvia disse:

    Estou fazendo um tratamento de canal já tem 3 meses e ainda sinto dor. Não é constante, tem dias que não sinto nada e tem dias que sim. Descobri que estou com alguns problemas na coluna cervical, muito perto da região que dói. As duas coisas podem ter relação?

  15. clemenis rodrigues disse:

    A tres dia fiz a 1 etapa de canal,mais estou sentindo uma dor insurportavel,meu rosto esta muito enchado nao seio mais o que faser e muita dor mim diga pela mordeus o que eu posso faser.

    • Admin disse:

      Clemensis, se o incómodo é assim tão grande o melhor será voltar ao dentista o quanto antes.

  16. Bruna disse:

    Fiz um tratamento de canal, durante a madrugada o dente estava dolorido e o rosto inchado, devo voltar ao dentista? O que fazer para aliviar o inchaço?

  17. Pedro Teixeira disse:

    Gostaria muito de uma opinião de vocês, esse é a segunda mensagem que mando. Na sexta-feira fiz um tratamento de canal e o dentista determinou que eu voltasse em uma semana para terminá-lo. Horas depois, quando a anestesia passou, senti que ficou um alto no curativo (enchimento) que me causava dor, além de também doer quando mastigava ou o dente de cima encostava no de baixo (o que foi feito o canal). Desde então a dor só tem aumentado progressivamente. Na segunda-feira, voltei a clínica mas ele só estaria lá na sexta e uma outra dentista acertou o enchimento e me deu nimesulida, pedindo que eu só tomasse no dia seguinte até a sexta, no meu retorno ao tratamento. O remédio diminui bastante a dor, mas quando seu efeito acaba, a dor volta com toda a força. O que devo fazer, já que o dentista só está na sexta e não me parece que outro da clínica queira mexer até a minha próxima consulta? Sinto muita dor e ela não diminui, só aumenta.

    • Admin disse:

      Pedro, telefone para a clínica e pergunte se pode aumentar a periodicidade com que toma o medicamento para a dor. Se lhe disserem que não, não arrisque.

Escreva aqui o seu comentário