Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Dor de dentes após tratamento de canal

Dor após tratamento de canalMuitas pessoas se submetem ao tratamento de canal (desvitalização de um dente) para se poderem livrar de uma infeção que já terá alastrado até à polpa do dente. Enquanto a maioria não sente dor depois desse procedimento, outras se queixam de sentir uma dor de dentes após o tratamento de canal. Nesse artigo iremos explicar porque razão isso acontece.

A dor de dentes após o tratamento de canal, pode ser causada por vários motivos. Embora o tratamento de canal consiga salvar um dente infetado e “condenado” à extração, algumas pessoas poderão pensar duas vezes antes de o fazer, pois nem sempre é um procedimento indolor. Não que durante a intervenção do dentista você vá sentir algo, dificilmente isso acontecerá, o problema vem depois da intervenção e da anestesia passarem.

Razões para sentir dor após o tratamento de canal

Muitas das pessoas que fazem esse tratamento é porque sentiam dor de dentes antes da intervenção do dentista. Isso devido à infeção da polpa do dente. Se eventualmente o dentista depois de terminar a “instrumentalização do dente”, que consiste no fundo na remoção da polpa, deixar algum resto no dente, como ela está infetada, provocará dor de dentes após o tratamento de canal.

Outra razão para sentir dor “após o canal” tem a ver com o facto dessa infeção da polpa poder ter alastrado até ao ligamento que une o dente ao osso, até ao osso, ou pior, por ter alastrado até ao nervo. Ora, mesmo fazendo o tratamento de canal de forma eficaz, essa parte da sua dentição como está infetada irá doer, logo você sente dor após o tratamento, mesmo que este tenha sido bem feito. Mesmo removendo todo o tecido mole de dentro do dente, você sentirá dor. Ou seja, o tratamento de canal, apesar de ter sido necessário, não será suficiente para eliminar de vez a dor de dentes. Isso é frequente em casos em que as pessoas adiam a ida ao dentista por causa da dor de dentes e acabam piorando uma infeção que antes seria mais fácil de controlar.

Mais uma razão para a dor de dentes após o canal é a drenagem do líquido de dentro do dente não ter sido feita corretamente. Se o dentista não for cuidadoso nessa fase da restauração do seu dente, é bem possível que depois de colocar o “enchimento” o dente lhe vá doer. Você em particular pouco ou nada poderá fazer, a não ser procurar um médico dentista devidamente habilitado e experiente nesse tipo de intervenções, de modo a que o tratamento seja bem sucedido.

Se os instrumentos usados no tratamento de canal não forem devidamente esterilizados, como por exemplo as “limas” que são usadas para remover os tecidos moles de dentro do seu dente, isso poderá provocar uma infeções após essa intervenção. E aí tem mais um motivo para o seu dente doer mesmo após ter sido feito o tratamento de canal. Solução? Certifique-se de que o dentista que irá fazer o tratamento usa materiais completamente esterilizados. Usar luvas novas, também é um dos alvos para os quais você deve direcionar a sua atenção. Não deixe que uma poupança ridícula ou o desleixo do dentista lhe venham a trazer sérios dissabores. É nessas alturas que sublinhamos que mais vale um tratamento caro e no qual você tem todas as garantias de qualidade, do que um serviço medíocre mas barato e que apenas lhe trará problemas no futuro.

Restaurações mal feitas poderão apresentar também um enorme risco de causar dores nos pacientes que foram alvo de um tratamento de canal. Se após o enchimento do dente a superfície exterior provocar um desequilíbrio na sua oclusão, de cada vez que você mastigar algum alimento, o choque entre as arcadas pode provocar dor no dente intervencionado. Assim assegure-se que depois de terminar a restauração do dente não sente um “alto” nesse mesmo dente e se o fechar da sua boca é como antes, sem qualquer tipo de distúrbio. Se notar alguma anormalidade, mencione isso ao dentista antes de terminar a consulta. Ele deve assegura-se de que isso não acontece.

Por estranho que possa parecer, por vezes é difícil localizar todas as raízes de um dente e em casos raros, acontece que o dentista “esquece” de instrumentalizar uma delas. Ora, já se está mesmo a ver a consequência: dor após o canal. A solução é novamente procurar sempre um profissional devidamente habilitado em experiente no tratamento de canal para que você não corra esse risco.

A dor que é normal sentir após o canal

Se depois de fazer o tratamento de canal, mesmo que bem sucedido, sem qualquer tipo de complicação, em que todos os procedimentos do dentista foram corretos, disséssemos que você não iria sentir qualquer dor, estaríamos mentindo. É normal sentir alguma dor, alguns especialistas chamam a essa dor a da cura e que indica um tratamento de canal bem sucedido. Ela consiste numa dorzinha ligeira, bem suportável, que com o passar do tempo se vai dissipando.

Como poderá concluir isso acontece por causa da consolidação de toda a matéria que foi colocada dentro do dente e pelo facto de tanto o dente, a raíz do dente, a gengiva em volta, devido a essa intervenção, estarem ainda doloridos. Como referimos. Isso é aceitável e é uma dor que você deve mesmo sentir, é bom sinal. No entanto, a maioria das pessoas sente essa dor como sendo tão ligeira, que a descrevem como um ligeiro incómodo apenas e que passa com o tempo.

Esperamos que tenha compreendido as várias razões pelas quais o seu dente dói após o tratamento de canal. Se mesmo assim lhe restam dúvidas, use o formulário em baixo

Tags: dor de dente, canal dentario, dor após tratamento de canal, dor de dente após canal, tratamento de canal doi


Dra Lúcia Pinheiro Pinheiro

Artigo revisado em 27-03-2013 por Dra Lúcia Pinheiro, Dentista na Clínica Dra Lucia Saboya Pinheiro. Arquivado em Tratamento de canal.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

1,200 comentários

  1. Cristina disse:

    Fiz 4 sessões de tratamento de canal que terminou ontem, no período da tarde se ontem meu ouvido começou a incomodar um pouco, não dei importância até porque a boca e a gengiva também estavam muito doloridas. Hoje a tarde começou a me incomodar muito mesmo e a hora a noite está latejando e quente meu ouvido e é do mesmo lado superior onde fiz o canal. O que faço? Volto no dentista, não aguento de dor no ouvido!!!

  2. terezinha disse:

    bom dia!fiz um tratamento de canal ha mais de um ano e como sentia muito dor pedir um raio x detectou inflamação e raiz no dente,fora isso tenho um inchaço especie de um caroço em cima deste dente,isso começou apos o primeiro tratamento de canal que doí e incomoda muito,mas a dentista disse q nada consta no raio x que nada tem haver com o dente mas não me convence.O que deve ser isso? devo procurar um medico.Obrigada!

  3. cibelle disse:

    Doutor fiz a primeira seção de um tratamento de canal e sinto dor quando mastigo com esse dente ou quando o dente de baixo topa nele.é normal?

  4. Marcus disse:

    Boa tarde!
    Fiz o canal em julho de 2014, em agosto de 2015 botei aparelho ortodontico. Quando a dentista botou o aparelho, um pouco tempo depois ela botou uma massa para igualar a mordida, e assim essa massa que ficou acima do dente com o canal começou a doer, e a dentista retirou a massa e logo parou de doer. Só que agora com o passar do tempo, conforme o aparelho vai apertando o dente do canal voltou a doer. O QUE ISSO PODE SER ?

  5. Tanise Duarte disse:

    Fiz um canal na quarta e tenho sentido muitas dores,q se intensificam nem o remédio adianta,voltei no dentista e ele disse q normal,fez raiox p se certificar e diz estar td sobre controle mas é insuportável.

Escreva aqui o seu comentário