Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Dor de dentes na gravidez o que fazer

Dor de dentes na gravidez o que fazerTer uma dor de dentes na gravidez não é algo com que a maioria das mulheres grávidas queiram lidar durante esse período. Aliás nenhuma pessoa gosta de conviver com a dor de dentes, mas a gestante tem ainda maior preocupação com esse problema. Estar grávida por si só já é doloroso e cansativo. Tudo que seja doença e outros problemas deve ser evitado, mas a dor de dentes não avisa que vai chegar e em alguns casos surge espontaneamente sem poder ser evitada.

 

Causas da dor dentes

Como qualquer outro tipo de doença, uma dor de dente na gravidez não é realmente incomum e deve ser tratada o mais rapidamente possível. Muitas mulheres optam por ignorar o fato de terem uma dor de dentes e não vão ao dentista, a razão prende-se com o facto de acharem podem prejudicar a sua gestação.

Infelizmente, dependendo do que está causando a dor de dentes na sua gravidez, esta pode ser perigosa se não for tratada imediatamente. Pode ser ainda mais perigosa se você tiver algum tipo de infecção ou se o dente se infectado ou até se surgiu um abcesso. A melhor maneira de lidar com uma dor de dente na gravidez é ser vista pelo seu dentista o mais rapidamente possível. Se isso não for possível, há algumas coisas que você pode fazer em casa para tratar a dor até que você fazer a marcação da sua consulta.

Dor de dentes na gravidez o que fazer

A primeira coisa que você deve fazer é tentar perceber o que causou a dor. Você estava comendo algo quente ou frio quando o dente começou doendo? Se assim for, pode ser uma boa ideia parar de comer ou beber esse alimento imediatamente. Pode ter sido que o quente ou frio desse alimento a atingir um nervo causando a dor. Ou é até possível que se você estivesse comendo algo afiado, que esse alimento tenha atingido um nervo do dente causando a dor intensa que você está sentindo. A dor de dente na gravidez pode ser aliviada bochechando água salgada em sua boca por alguns minutos e depois cuspindo-a. Isto não só irá ajudar a dor, mas vai ajudar a lavar todas as partículas nocivas que podem estar presas aos seus dentes.

Aplicar pressão com uma compressa fria também pode ajudar a aliviar a dor de dentes na gravidez. Você deve aplicar uma suave pressão na área afetada, ou por exemplo deitar-se de lado (oposto da área que dói) e colocar a compressa sobre a área e, em seguida, colocar a mão em cima dela para exercer alguma pressão. Esta posição favorece a circulação sanguínea e o alívio da dor de dentes. Também é de referir que o frio vai atuar como efeito anestésico. Você deve tentar esse procedimento durante aproximadamente uma hora e se este não ajudar, então tente com uma compressa quente em vez de fria.

É importante sublinhar que antes de tomar qualquer tipo de medicação, sabendo que está grávida, é importantíssimo que consulte o médico que acompanha a sua gravidez. Se possível fale também com o seu dentista. Para mais informações leia: Dor de dentes na gravidez o que tomar.

Se a dor persistir depois de a tentar aliviar dos modos que sugerimos, é importante que visite o seu dentista e investigue sobre quais foram realmente as razões para ter uma dor de dentes na gravidez. E já sabe, não se stresse em demasia, ter dor de dentes é natural, mesmo quando se está grávida.

Ficou esclarecida acerca do que fazer se estiver com dor de dentes durante a sua gravidez? Se ainda subsiste alguma questão use o formulário.

Tags: dor de dente na gravidez, dor de dente na gravidez o que fazer, dor de dente na gravidez o que tomar, dor de dentes na gravidez, dores de dentes na gravidez


Dra Lúcia Pinheiro Pinheiro

Artigo revisado em 24-03-2013 por Dra Lúcia Pinheiro, Dentista na Clínica Dra Lucia Saboya Pinheiro. Arquivado em Gravidez.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

50 comentários

  1. Mariana Oliveira disse:

    Estou no 7º mês de gestação, há dois dias sinto uma dor de dente insupotavél, fui ao dentista e mesmo não soube me responder o porque que estou sentindo essa dor. O que fazer?

  2. maria tereza disse:

    estou de 14 semanas e estou com dente do siso inflamado e tenho que fazer uma panorâmica a risco nisso, qual é?

    • admin disse:

      Olá Maria

      Use os protectores contra raio-x, tenha o cuidado de proteger a tiróide (o técnico tem o equipamento para o fazer, exija dele).

  3. Daiane disse:

    Estou com 36 semanas e morrendo com dor de dente…O que devo fazer?Tomar algum analsegico até minha bb nascer?Tenho que fazer um canal mesmo!Pq o dentista obturou por cima…Obrigada.

  4. veronica disse:

    ola boa tarde eu gostaria de saber,se com quantro semana posso usa anestesia dentario,e pq eu estava desde de sabado com uma dor de dente terivel,ai a minha dentista disse que precisava fazer uma lipeza na care e faze um curativo e dpois prepara para fazer um canal ai eu disse a ela que estava com 4 semanas de gravidez ai ela disse que a nestesia que ela iria usar nao faria mal nem um ao bebe e que eu poderia fica traquila,minha pergunta e mulher gravida poder receber a nestisia qualquer estagio da gravides pq estou com 4/5 semanas desde ja obrigada

    • admin disse:

      Pode receber anestesia, mas nem todos os tipos. O que acontece é que os dentistas não têm anestesia para grávidas e daí que não fazem o tratamento.

  5. ana claudia disse:

    Estou com 28 semanas e com dor de dente a 4 dias não estou aguentando mais esse dente foi feito um canal a 8 meses atras o dentista não quer mexer disse que não pode anestesia e que a prioridade e do bebe e não do dente.me ajude. agradeço desde ja.

    • admin disse:

      Ana Claudia há métodos de anestesia que não afetam o bebê, nomeadamente a sedação consciente. Se o seu dentista não a fizer no consultório dele, procure outro profissional.

  6. Carol disse:

    Estou no 7º mês de gestação, e tem me dado dores insuportáveis no dente. Vou procurar o dentista, mais tenho uma dúvida. Eu posso tomar nestesia?

    • admin disse:

      Olá Carol

      Aconselhamos sempre a sedação consciente. É um método seguro e perfeito para o seu caso.

  7. Cristian disse:

    Olá, estou na 10 semana de gestação, e meu dente inflamou e apareceu uma carne, tipo gengiva crescendo, não estou com muita dor, mas incomoda muito, gostaria de saber se posso ir ao dentista arrancar ou fazer canal… Estou bastante preocupada!

    • Admin disse:

      Pode, deve é usar anestesia apropriada, ou então optar por sedação consciente que é um método seguro para grávidas. Pergunte no seu dentista se ele usa algum desses métodos.

  8. Daiane Ramos disse:

    Olá, estou com 23 semanas de gestação, e com muita dor em um dente furado,o mádico passou um remedio que tomei 5 dias mais os sintomas só pioraram, a ponto de nen conseguir comer. fui a outro dentista e ele disse que só otratamento de canal resolveria o problema, mais estou com medo porque tomo gadernal, gostaria de saber se é seguro fazer otratamento.

    • Admin disse:

      Daiane, pode sempre usar outros tipos de sedação, como a sedação consciente. Mas, o melhor é consultar o seu médico e verificar se ele faz esse tipo de sedação e se a mesma é compatível com o que você toma.

  9. mariana disse:

    Estou com dor de dente mas aparentemente não é cárie, estou gestante existe a possibilidade da dor ser devido ao bebê estar utilizando todo cálcio e meus dentes estarem sensíveis?
    O que posso fazer para melhorar esse incomodo?

    • Joana Pereira disse:

      Mariana, o melhor será visitar o seu dentista e analisar convenientemente o seu caso. A gravidez por si só não pode provocar o que refere.

  10. jacillene pinheiro costa disse:

    eu tou ccom 8 mes de gestaçao e meu dente ta furado e ta duendo muito qual remedio que posso tomar pra passar a dor

  11. Ainoã Costa disse:

    Bom dia! estou gravida de 6 meses, minha duvida é se eu posso extrair meu dente, ja que ele doei muito

  12. july disse:

    Estou com 15 semanas e uma dor de dente insurportavel de uma hora pra outra o que devo fazer para aliviar essas dores?

  13. Adriana disse:

    O que é anestesia consciente ?

  14. karina disse:

    Estou gravida de mas ou menos 8 semanas estou sentindo muita dor de dente pois tenho que fazer um canal, mas por a dor esta muito insuportavel acabei aplicando um remedia chamado passaja tem novocaina estou correndo muito risco???

    • Admin disse:

      Karina, risco corre em não ir ao dentista e ser acompanhada, pois dificilmente a dor desaparecerá do dia para a noite. Fica o conselho.

  15. ericka disse:

    to com muita dor de dente estou com 4 meses e meio de gestasao a dentista falou que minha gengiva ta inflamada poq não uso fiu dental mais como vou usar se ate pra escovar doi oque fasso…

    • Admin disse:

      Há dentífricos específicos para pessoas que sangram muito das gengivas, nas farmácias encontrará sem dificuldade.

  16. Letícia disse:

    Estou com uma carie no ultimo dente e sinto muitas dores, lembrei

  17. tatiane disse:

    OLA DR eu estou gravida de sete meses e tem um dente q tem que arrancar porque não tem como arrumar posso tirar.

    • Admin disse:

      Tatiane, pode mas refira ao dentista que está grávida. Hoje em dia já há métodos seguros para esses casos.

    • O seu nome disse:

      Eu sou gestante e TBEM estou com dor,estou fazendo gargarejo com chá de rama de batata doce e sal,o mais quente q puder….enchague a boca e cospe ….melhora muito parece q tiraa dor com a mãos….a rama da batata doce age como antibióticos

  18. sara disse:

    OlA estou gestante de 33 semanas e não estou aguentando de dor de dente ja fui no dentista e é caso de canal ja tomei paracetamol mas nao.adiantou porque nao pod fazer canal.me ajudem

    • Admin disse:

      Sara, procure um dentista que faça sedação consciente. Assim poderá fazer o canal sem problema.

  19. Fernanda disse:

    Olá… Etou com 5 meses de gestação e meu dente ciso esta nascendo e segundo a dentista esta inflamado ela mim passou amoxilina, sinto uma dor insuportavel e não consigo mim alimentar bem, isso pode prejudicar meu bebé?

  20. marcia disse:

    a abituração caiu e enxou minha boca muito, está doendo de mais, mas estou amamentado meu filho de dois meses que nasceu pre maturo, oque devo tomar, por favor????

  21. Fernanda disse:

    Oi , eu queria saber se fazer bochecho com remédio pra poder aliviar a dor, afeta o bebe ? .

  22. marcos disse:

    Minha mulher ta gravida de 8 meses, prestes ao nono mes ja. A uns 2 meses eu tenho sentido uma forte dor de dentes q fica o dia todo, depois some. Isso é normal em homens?

  23. FRANCINE disse:

    DRA. ESTOU MORRENDO DE DOR DE DENTE DEVIDO A MINHA OBTURAÇÃO DO CIZO TER CAIDO ENTAO O BURACO ESTA ABERTO. ESTOU TOMANDO BUSCOPAM COMPOSTO QUE TEM DIPIRONA MAIS NAO ADIANTA O QUE DEVO FAZER? BJSS

  24. wanessa disse:

    Ola sou gestante de 7 semanas e meu siso esta nascendo e dói muito , estou tomando tylenol , melhora um pouco mais volta a doer muito , o q devo fazer ?

  25. jaynealbuquerque90@gmail.com disse:

    Olá estou gravida de 38 semanas e 4 dias nao to mas aguentando de tanta dor ja bochechos de água e sal ja fiz compressas ja tomei paracetamol e nada de passa essa dor infernal ja falei com meu dentista ele me passou paracetamol mas nao passa queria saber se posso toma algum analgésicos em injeção nessa fase da gravidez ?

Escreva aqui o seu comentário