Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Dor de dentes pode causar dor de ouvido

Dor de ouvidoPode ser difícil entender, mas é bem possível: dor de dentes pode causar dor de ouvido. Na verdade, muitas pessoas com dor de ouvido, na verdade sentem que têm também dor de dente e vice-versa por causa da maneira como a dor é transmitida para diferentes áreas do corpo, desde a região de onde é originária.

Relação entre a dor de dentes e a dor de ouvido

A dor de ouvido provocada pela dor de dentes, pode ser causada por qualquer um dos motivos que podem causar uma dor de dente. Estes incluem um abcesso dentário, cárie dentária, restauração danificada, dente fraturado, gengivas infectadas, ranger dos dentes, e assim por diante.

Os sintomas que você pode experimentar incluem febre, inchaço, dor latejante e constante e até pequenas hemorragias na área afetada. Você vai precisar de visitar o seu dentista dentro de um dia ou dois, dependendo de seus sintomas. Por exemplo, se você tiver uma dor de dente grave ou se a dor de dente dura mais de um ou dois dias, você terá que marcar uma consulta odontológica de emergência. Isto também se aplica se você tiver uma sinusite provocada pela dor de dente, febre ou dor quando você abre a boca. Acredite ou não, mas as infecções na boca podem-se espalhar. Elas podem-se espalhar para o rosto e até para o crânio. Em alguns casos, é ainda possível a disseminação da infecção para a corrente sanguínea. Se isso ocorrer pode ser mortal. Devido a isso, as pessoas com uma dor de dente em simultâneo com uma dor de ouvido, devem visitar o seu médico dentista o mais rapidamente possível.

No consultório do seu dentista

Quando você realmente visitar o dentista, você verá que a consulta não é tão ruim assim. Geralmente, o médico irá perguntar sobre sua história familiar para averiguar se toda a família é saudável, ou se pelo contrário há factores genéticos a influenciar o seu problema. Além disso, você deve expor todos os detalhes sobre a dor que sente: quando a dor começou, quanto é que dói, o que faz sentir melhor e a intensidade da dor. Muitos dentistas farão raios X e observarão por exemplo os olhos do paciente, nariz, orelhas, língua mandíbulas, garganta, dentes e boca.

Quando você tem uma cárie o dentista tem duas opções. O dente pode ser extraído ou restaurado. Se o dente tem uma infecção no nervo, provavelmente um tratamento de canal pode ser necessário, e estes nunca são divertidos.

As bactérias são as culpadas por esses tipos de infecções dentárias e infecções na maioria dos casos. Assim se a dor de dentes for acompanhada de uma infeção, esta vai exigir a tomada de antibióticos fortes. As infeções são especialmente visíveis se a mandíbula ou o maxilar estão inchados ou se houver algum tipo de febre.

A melhor coisa a fazer, é garantir que você está fazendo todo o possível para cuidar de seus dentes e que faz exames regulares. Isso deve ajudar a impedir o aparecimento no futuro de qualquer dor de ouvidos provocada pela dor de dentes.

Ficou esclarecido acerca das razões que relacionam a dor de dentes e a dor de ouvido? Se ainda subsiste alguma questão use o formulário.

Tags: dor de dente e ouvido, dor de dente causa dor de ouvido, dor de dente pode causar dor de ouvido, Dor de ouvido e dente, dor de dente e dor de ouvido


Dra Lúcia Pinheiro Pinheiro

Artigo revisado em 25-03-2013 por Dra Lúcia Pinheiro, Dentista na Clínica Dra Lucia Saboya Pinheiro. Arquivado em Consequências.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

44 comentários

  1. adilson silva disse:

    ola eu tenho fortes dores no ouvido,e tbm eu extrair um dente , entao ambos doe do mesmo lado , ja fui em varios dentista , sempre me receitao o mesmo remedios , so que nao aguento mas de tanta dores ,,,de ouvido …nao sei oque fazer ,,,estou tomando amoxicilina e remedios fortes para dores , do que nao estao adiantao nd , nao sei oque fazer , pode me ajuda??? sera que o dente nao foi 100 por cento extraido? nao sei oque fazer me ajude por favor obrigado

  2. Mariana Savedra disse:

    Deus me livre me doi todo o lado direito, que horror, socorro!

  3. Teresa Pinto disse:

    Olá,esta semana já fui duas vezes ao dentista,estou a tratar um dente que me doia,tou a fazer antibiótico,mas o grande problema é que me continua a doer o dente e estou desesperada com dores no ouvido,é uma dor horrivel,parece que vai rebentar a cabeça,já não sei o que fazer…

    • admin disse:

      Olá Teresa

      Na pior da hipótese vá ao hospital e explique a situação, ser-lhe-á dado de imediato um analgésico e será receitado iboprufeno ou paracetamol, isso deve ajudar.

  4. elky disse:

    a abturaçao do meu ultim dent caiu e doi muito,e eu uso aparelho ja estou com a bochexa inxada de tanta dor,tenho tomado analgesico mas nao tem melhorad nada, q opçao q tenho?

  5. Bruna disse:

    Nossa que dor de ouvido e de dente do lado direito aiiiiiiiiii meu Deus.

  6. Marcia disse:

    Minha prima fez um enxerto ósseo para realização de implantes , porem ouve uma complicação com a cirurgia e ela passou pelo menos 10 dias com dor latejante intensa , uma semana o dentista solicitou uma radiografia que não apareceu nada procuramos uma clinica geral achando que seria sinusite , entrou com tratamento com injeções , porem a dor não cessava era constante dia e noite , a medica pediu uma tomografia , acusou uma infecção em todo o seio da face , no 15 dia foi realizado uma cirurgia pelo dentista pra drenar e limpar todo o local infectado . Hoje faz 5 dia e ela desde a cirurgia sente dores de cabeça e de ouvido , estou muito preocupada com a disseminação da infecção , quais os riscos ? Oque fazer ?

    • admin disse:

      Olá Marcia

      O que há a fazer é continuar tomando a medicação (que concerteza foi receitada) e aguardar alguns dias, a infecção deve cessar e as dores gradualmente irão desaparecer.

  7. michele alagoinhas bahia disse:

    oi!bom dia!extrair dois dentes intemrrompido do mesmo lado direito esquerdo,dente kero.dois de vez!so que eu dai ele passou amoxilina e antiflamotorio.so que ta doendo tanto ate meu ouvido parecem que ta tudo inflamado.dores de cabeças fortes que parece qu tem um bloco em cima.fui ao meu dentista ele mandou continuar essa remédio e fazer gagulejo.so que eu não tou melhorando.de noite eu sinto uma quentura dentro de mim.boto o termômetro e não dar febre,ai eu pensei deve ser por dentro.ai agora eu vou procurar um clinico.e um jeito.pra ver oque eu faz.raiox acusa se tiver inflamado ou infeccionado?????

    • admin disse:

      Olá Michele

      Vá ao dentista e siga as indicações dele. Depois se surgirem dúvidas, estamos aqui para ajudar.

  8. maria jose nobre martins disse:

    estou com os dois ouvidos bem inflamado gostaria de saber se tem haver com os dentes,pois quando falo muito doi a boca e omakisilar o que os dois tem haver….

  9. marcio disse:

    Boa noite, gostaria de uma informação acerca da dor nos dentes. Há 2 dias atras ando com dor de dente o meu maxilar esta inchado por dentro a orelha dói-me muito principalmente quando como Qualquer coisa já não consigo abrir a boca em condições. O que podem aconselhar-me??????

    • admin disse:

      Olá Marcio

      Visite um médico, você parece estar com uma inflamação e precisa ser devidamente medicado.

  10. Jeanny pires disse:

    Minha tia ta com muita dor ouvidor e dentes com eu fasso para passa dor de ouvidor e dentes!!! Ela ta chorando agora muito

  11. evaneide disse:

    ola sinto dores horriveis do lado esquerdo dores de as vezes de ficar ate desorientada sera que pode ser do dente siso doi o lado esquerdo e apanha o ouvido e tudo ate a garganta obrigado

  12. Ruben disse:

    Parti um dente junto dos do siso já algum tempo, e só a coisa de dias é que comecei a sentir dores, normalmente à noite. Hoje estou a sentir uma dor no ouvido. Já marquei para ir ao dentista, e vou fazer um raio x e ver se está infectado, sinto o maxilar dorido mas não inchado. Gostava que me adiantasse que tipo de tratamento pode acontecer, e na vossa opinião o que será melhor fazer ao dente? Tenho receio com operações para remover o dente, pois a opinião que tenho é que normalmente não correm bem, e tenho medo que venha a danificar os outros dentes também.

    • admin disse:

      Olá Ruben

      É possível que uma restauração do dente resolva o seu problema, caso contrário pode ser necessária uma desvitalização. Só numa situação limite se opta pela extração.

      • Ruben disse:

        A dentista indicou que o melhor seria extrair o dente por este estar bastante partido e oscilar, de qualquer forma vou pedir uma segunda opinião, enquanto aguardo pelo dia agendado para extrair o dente. Neste momento estou a tomar um anti-inflamatório e já deixei de ter dores, só sinto as vezes uma ligeira dor no ouvido mas passa rápido.

  13. maria tereza disse:

    to com dor de dente e dor de ouvido, ha dezoito dias já fui a vários dentistas eles falaram que meu problema que eu tenho de fazer canal meu dente estava muito infamado saiu muita secreção ele passaram remédios ,mas continuo setino dor de dente e de ouvido o ultimo dentista eu fui ele disse que estava com problema na mandíbula ele passou um relaxante muscular tandrilax estou tomando no ente valo de 12 horas ante desse tempo começa a doe to na duvida que faço o canal ou vou extrair o dente ou eu so faço o tratamento da mandibular o que eu faço?

  14. jurema disse:

    ola por favor mim ajudem já tem uma semana que estou a ponto de ficar louca de tanta dor no dente no ouvindo ate mesmo na garganta porém fui ao dentista ele mim aconselhou a fazer canal e fiz e ele mim prometeu que eu iria sair do consultorio sem nenhuma e que faria o canal em 1 dia é realmente ele fez em 1 dia só que depois que passou anestesia começou a dor novamente e mais forte que antes do canal informei ao dentista e ele disse que seria normal devido ele ter feito uma inflamação para ser feito o canal estou tomando remedios antiflamatorio de 500 e voltaren só que cada dia que passa a dor aumenta mais não sei mais oq fazer eu posso arrancar esse dente mesmo ter feito canal mim oriente por favor oq fazer…

    • Admin disse:

      Aguarde alguns dias mais e a dor deve começar a diminuir, se isso não acontecer volte ao dentista se a dor for muito intensa.

  15. juliana disse:

    meu marido sofre de muita dor de dente,e ouvidos ja foi varías vezes ao dentista, mais nada adianta, chega a latejar oq pode ser feito para melhorar?

  16. Cristine disse:

    Ajudem-me por favor… estou há duas semanas com o lado esquerdo do rosto com um pouco de inchaço. Eu tenho um dente que foi feito um canal e ele foi quebrando e sumindo dentro da raiz.. infelizmente passei algum tempo sem consultar o dentista e fui a semana passada…ela passou ibuprofeno e cefalexina monoidratada de 500 mg. Já estou acabando a segunda caixa e a dor continua… estou com dor de ouvido.

    • Admin disse:

      Olá Cristine

      Faça a medicação e siga as intruções que o dentista lhe deu. Pouco mais poderemos recomendar.

    • nadia disse:

      Tenho uma grande dor de dentes a já uns dias, acompanhado por dor o ouvido e na cabeça… O problema é ter o dinheiro para tratar do dente! isso não tenho

  17. Andréia disse:

    Olá, esse artigo esclareceu todas as minhas dúvidas. Sempre tive trauma de dentistas…começava o tratamento mas nunca terminava. Nesse exato momento estou com a mandíbula e o maxilar inchados, não sabia dos riscos que podia causar. Vou ao dentista essa semana, vou começar o tratamento e ir até o fim, não vou desistir!Graças aos “anjos da net” que dedicam parte de seu tempo ajudando as pessoas. Muito Obrigada.

  18. Gabriel disse:

    Olá, fiz duas obturação tem alguns dias e desde então fiquei com um pouco de dor nos dentes! Passado dois dias meus ouvidos começaram a doer também.. gostaria de saber se vou ou não ao dentista!? Grato.

  19. Cristiane Guedes disse:

    Meu dente do siso quebrou e com isso ficou so um pedaço e com isso minha gengiva esta inflamada e dolorida,não sinto dor no dente so na gengiva,e hoje comecei a sentir pontadas na mandíbula e no pescoço logo abaixo do dente,pode ser devido ao dente,uma dor chata somente num local

  20. Adriana disse:

    olá estou cm muita dor no dente e no ouvido já faz dois meses!!ja tomei remedio por conta prorpria amoxilina ,neosulida e diclofenaco e nada a dor continua . nao sei oq fazer me ajude!!meus simtomas são dor no dente e no ouvido to em um abcesso no pscoço e madibula enxada ,e quando escovo o dente doi muito. e as vezes doe quando como !! oq devo fazer?

  21. andre gonçalo disse:

    Tenho uma obturaçao q quebrou e doi qdo algo cai em cima, constantemente sai um pouco de dangue e desse mesmo lado doi meu ouvido e garganta. Oq pode ser?

    • Admin disse:

      André parece evidente a origem do problema, não é verdade? Vá ao dentista corrigir essa obturação antes que seja tarde demais.

  22. Diogo disse:

    Eu estou com uma carie, já bem funda e doí um pouco o único problema é que está também a fazer-me doer os ouvidos e a minha mãe não quer saber disto, diz-me que eu estou a inventar a dor de ouvidos para a obrigar a ir ao dentista, o que faço? Já nem durmo de noite :l

    • Admin disse:

      Que horror! Mostre para a sua mãe que o que está a fazer é DESUMANO e vá ao dentista o quanto antes!

  23. Dailane disse:

    Olá , tenho 14 anos enho mto dor de ouvido desde os 7 anos, só agr eu percebi que a causa do meu ouvido doer era transmitida por um dente .. Eu não aguento mais a dor todo dia tomo vários remédios mas nada adianta, meu dentista falou que terei que fazer canal pois o problema é a raiz do dente espero que eu melhore .

    Fiquem com Deus !

    Bjs

Escreva aqui o seu comentário