Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Dor de dentes por causa do aparelho dentário

Dor de dentes por causa do aparelho dentárioTodo o mundo tem diferentes reacções ao aparelho dentário, na maioria dos casos os pacientes apenas sentem algum incómodo por ter na dentição algo “estranho”, mas há casos em que se sente dor de dentes por causa do aparelho dentário. Saiba que esse é um caso raro, mas, como pode acontecer, achamos importante dar-lhe as indicações necessárias para lidar com essa dor de dentes da melhor forma.

 

Porque se sente dor de dentes por causa do aparelho dentário?

Você sente dor de dentes por causa do aparelho dentário simplesmente porque os seus dentes, com a colocação do aparelho dentário, foram forçados pela primeira vez a mover-se. Como é compreensível, o seu corpo não reage bem a essa pressão nos dentes para que eles se movam. É que numa situação normal os dentes estão consolidados na sua posição e apenas se movem muito ligeiramente e raramente todos ao mesmo tempo como acontece com a colocação do aparelho dentário.

Assim, o corpo humano perante esse “abuso” reage em alguns casos com a dor, como que avisando você de que há algo de errado se passando com o seu corpo. Como poderá concluir, essa sensação, apesar de incómoda é perfeitamente normal.

Também será importante referir que a sensação de dor não aparece apenas nas pessoas que acabam de colocar aparelho dentário, isto é, de cada vez que você fizer a manutenção e for colocada pressão de novo nos dentes, é possível que eles voltem a doer novamente.

Como aliviar a dor de dentes

No caso de quem usa aparelho dentário, é importante que saiba que na maioria dos casos essa dor que está sentindo irá diminuir à medida que os dias passam. Ou seja, após uma semana de colocar o aparelho provavelmente você já não sentirá qualquer dor. Se eventualmente a dor não diminuir após 2/3 dias, talvez seja melhor não esperar mais e marcar uma nova consulta no seu ortodontista. Assim, ele poderá verificar se tudo está como previsto com o seu aparelho e se necessário receitar-lhe um analgésico para a dor de dentes.

Algumas formas de aliviar a dor de dentes:

  • Aplique um pano quente (pode estar molhado ou não) na área onde sente dor de dentes e deite em sua cama com a parte que dói para cima. Isso poderá aliviar um pouco a dor.
  • Use um analgésico simples desses para as dores de cabeça que quase todo o mundo tem em sua casa.Atenção que não estamos dizendo que você se deva auto-medicar. Tomar um analgésico simples e bem diferente de tomar outro tipo de medicamento que apenas um médico pode prescrever. Respeite a dosagem desse medicamento e em caso algum a ultrapasse.
  • Morda um pedaço de pano, isso poderá estimular a circulação sanguínea dando-lhe algum alívio. Note que em alguns casos isso pode piorar a dor, portanto, comece com uma mordida muito ligeira e ao mínimo sinal de que a dor está piorando pare. Você concerteza não vai querer agravar essa dor de dentes.
  • Outras sugestões e dicas para quem usa aparelho dentário

    Se você colocou aparelho dentário, ou foi fazer a manutenção, evite alimentos duros e que possam obrigar você a aplicar muita força na mastigação. Nesta altura os dentes estão muito sensíveis e pode ocorrer a tal dor de dentes por causa do aparelho dentário.

    Não danifique o seu aparelho dentário mordendo objectos como canetas, nem “cutuce” o aparelho. Danificar o aparelho dentário é meio caminho andado para que você possa sentir dor, quer seja nos dentes, como por ferimentos causados pelas peças do aparelho dentário.

    Se a dor de dentes que você sente não é em toda a dentição, mas num dente em particular, avise o seu dentista pois pode estar a ser causada por uma cárie dentária que atingiu a polpa do dente e está provocando essa dor. Assim, deve ir ao dentista logo que possível para tratar a cárie.

    Se a acompanhar a dor de dentes você sente também, dor de cabeça ou até dor de ouvido, a opção mais sensata é mesmo fazer uma marcação de urgência no seu dentista.

    Esperamos que tenha ficado esclarecido(a) acerca das causa e tratamento para uma dor de dentes causada pelo aparelho dentário. Em caso de dúvida use o formulário

Tags: aparelho ortodontico dor, dor nos dentes por causa do aparelho, dor de dente aparelho, remédio para dor de dente aparelho, dor no dente por causa do aparelho


Dra Lúcia Pinheiro Pinheiro

Artigo revisado em 28-03-2013 por Dra Lúcia Pinheiro, Dentista na Clínica Dra Lucia Saboya Pinheiro. Arquivado em Aparelho dentário.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

116 comentários

  1. vitoria disse:

    Eu coloquei aperelho segunda feira e hoje ja he quarta he normal sentir muita dor e como aliviar

  2. Lais Vital disse:

    Oi, coloquei os brackets em baixo e fiz a manutenção em cima.. só que a dor ta impossivel, tomo dorflex e por umas tres horas nao doi e depois volta a dor com tudo ai tenho tomado tandrilax. sera que faz mal???

    • admin disse:

      Lais, tenha muito cuidado com a auto-medicação. O melhor será consultar o seu dentista, nem que seja por telefone e pedir um aconselhamento a ele. O nosso conselho é que na dúvida não tome nada, a dor não é nada quando comparada com algumas consequências da toma de medicamentos sem supervisão médica.

  3. Natielle disse:

    Coloquei aparelho a uns 5 dias e no 4º dia meu dente começo a dar tipo choque quando eu vo come o que pode ser?

  4. Giulia disse:

    Coloquei aparelho dental ontem (22/10) e estou sentindo muita dor nos dentes, a partir de que dia vou começar a me acostumar, e meu dente vai parar de doer? Me disseram que dói apenas nos dois primeiros dias

    • Admin disse:

      Giulia, pode doer até durante umas 2 semanas, mas depois o seu corpo se habitua e o aparelho passa quase a “fazer parte do seu corpo”.

  5. rafael disse:

    aparelho e uma desgraça pros meus dentes, mais pra poder ficar bonito tem que sofrer

  6. Carol disse:

    Coloquei aparelho há mais de um mês. Sentindo muita dor, mais tempo que o normal, observei que meu dente da frente começou a escurecer. Essa semana meu dentista disse que preciso fazer CANAL. Meus dentes eram muito saudáveis, e recebo uma notícia dessa do dia pra noite. É comum aparelho causar a necessidade de canal, ou o dentista não soube colocar o aparelho causando a inflamação no dente? Preciso de respostas urgentemente.
    Agradeço desde já.

    • Admin disse:

      Olá Carol

      Isso não é normal e muito menos frequente. Na verdade pode acontecer e é algo para o qual as pessoas deveriam estar alertadas e não estão. Os seu dentista não terá qualquer culpa nesse seu problema.

  7. catarina disse:

    a eu hj pus o aparelho 13/1/14 e isto ta me a dor mtmtmtmtmtmtmtmtmtmtm n sinto os dentes n consigo comer e parece q o aparelho esta me a partir o dentes n consigo falar pk me doi a gengiva e os dentes e estoy com dores de cabeça , nem um dia passou ja estou com essas dores acham q vale a pena tomar alguma coisa ou esperar mais algum dias ?

  8. alexandra disse:

    Sim pode tomar ja o remedio

Escreva aqui o seu comentário