Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Dor de dentes por causa do aparelho dentário

Dor de dentes por causa do aparelho dentárioTodo o mundo tem diferentes reacções ao aparelho dentário, na maioria dos casos os pacientes apenas sentem algum incómodo por ter na dentição algo “estranho”, mas há casos em que se sente dor de dentes por causa do aparelho dentário. Saiba que esse é um caso raro, mas, como pode acontecer, achamos importante dar-lhe as indicações necessárias para lidar com essa dor de dentes da melhor forma.

 

Porque se sente dor de dentes por causa do aparelho dentário?

Você sente dor de dentes por causa do aparelho dentário simplesmente porque os seus dentes, com a colocação do aparelho dentário, foram forçados pela primeira vez a mover-se. Como é compreensível, o seu corpo não reage bem a essa pressão nos dentes para que eles se movam. É que numa situação normal os dentes estão consolidados na sua posição e apenas se movem muito ligeiramente e raramente todos ao mesmo tempo como acontece com a colocação do aparelho dentário.

Assim, o corpo humano perante esse “abuso” reage em alguns casos com a dor, como que avisando você de que há algo de errado se passando com o seu corpo. Como poderá concluir, essa sensação, apesar de incómoda é perfeitamente normal.

Também será importante referir que a sensação de dor não aparece apenas nas pessoas que acabam de colocar aparelho dentário, isto é, de cada vez que você fizer a manutenção e for colocada pressão de novo nos dentes, é possível que eles voltem a doer novamente.

Como aliviar a dor de dentes

No caso de quem usa aparelho dentário, é importante que saiba que na maioria dos casos essa dor que está sentindo irá diminuir à medida que os dias passam. Ou seja, após uma semana de colocar o aparelho provavelmente você já não sentirá qualquer dor. Se eventualmente a dor não diminuir após 2/3 dias, talvez seja melhor não esperar mais e marcar uma nova consulta no seu ortodontista. Assim, ele poderá verificar se tudo está como previsto com o seu aparelho e se necessário receitar-lhe um analgésico para a dor de dentes.

Algumas formas de aliviar a dor de dentes:

  • Aplique um pano quente (pode estar molhado ou não) na área onde sente dor de dentes e deite em sua cama com a parte que dói para cima. Isso poderá aliviar um pouco a dor.
  • Use um analgésico simples desses para as dores de cabeça que quase todo o mundo tem em sua casa.Atenção que não estamos dizendo que você se deva auto-medicar. Tomar um analgésico simples e bem diferente de tomar outro tipo de medicamento que apenas um médico pode prescrever. Respeite a dosagem desse medicamento e em caso algum a ultrapasse.
  • Morda um pedaço de pano, isso poderá estimular a circulação sanguínea dando-lhe algum alívio. Note que em alguns casos isso pode piorar a dor, portanto, comece com uma mordida muito ligeira e ao mínimo sinal de que a dor está piorando pare. Você concerteza não vai querer agravar essa dor de dentes.
  • Outras sugestões e dicas para quem usa aparelho dentário

    Se você colocou aparelho dentário, ou foi fazer a manutenção, evite alimentos duros e que possam obrigar você a aplicar muita força na mastigação. Nesta altura os dentes estão muito sensíveis e pode ocorrer a tal dor de dentes por causa do aparelho dentário.

    Não danifique o seu aparelho dentário mordendo objectos como canetas, nem “cutuce” o aparelho. Danificar o aparelho dentário é meio caminho andado para que você possa sentir dor, quer seja nos dentes, como por ferimentos causados pelas peças do aparelho dentário.

    Se a dor de dentes que você sente não é em toda a dentição, mas num dente em particular, avise o seu dentista pois pode estar a ser causada por uma cárie dentária que atingiu a polpa do dente e está provocando essa dor. Assim, deve ir ao dentista logo que possível para tratar a cárie.

    Se a acompanhar a dor de dentes você sente também, dor de cabeça ou até dor de ouvido, a opção mais sensata é mesmo fazer uma marcação de urgência no seu dentista.

    Esperamos que tenha ficado esclarecido(a) acerca das causa e tratamento para uma dor de dentes causada pelo aparelho dentário. Em caso de dúvida use o formulário

Tags: aparelho ortodontico dor, dor nos dentes por causa do aparelho, dor de dente aparelho, dente doendo, remédio para dor de dente aparelho


Dra Lúcia Pinheiro Pinheiro

Artigo revisado em 28-03-2013 por Dra Lúcia Pinheiro, Dentista na Clínica Dra Lucia Saboya Pinheiro. Arquivado em Aparelho dentário.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

224 comentários

  1. Dayana disse:

    Coloquei aparelho ontem e estou sentindo muitas dores, sei que um analgésico ajuda mas sou alérgica a paracetamol e ibuprofeno, pode me indicar um?

  2. raquel disse:

    Coloquei ontem o aparellho… o que é que devo fazer com os cortes na lingua e na gengiva ?

  3. Mah Santos disse:

    coloquei aparelho ontem enfim mnha dentista colocou logo na parte d cima depois embaixo e desde de entao meus dentes doem muito mesmo dores terrives.ms ela colocou o aparelho sem eu ter tirado o raio x segunda q vou tirar.isso é certo?

  4. fabiana disse:

    coloquei apararelho há duas semanas, começou a doer um canino inferior no mesmo dia, os outros no dia seguinte. Apos duas semanas todos os dentes nao doiam mais, mas o canino já passou 15 dias e ainda dói pouco, dá choque, estala parecendo estar mole se deslocando. É normal um dente ficar mais sensibilizado? Eu sempre mexo nele, tipo todo dia aperto aí ele parece que sai do lugar..será que é isso?

  5. guilherme disse:

    Eu uso aparelho a mais de um ano e meio, e agora meu dente que segura o anel da parte de cima do lado esquerdo as vezes doi, isso é comum? pode ser por conta das manutenções?

  6. vanessa vinkler disse:

    eu coloquei o aparelho hj e doi muito eu nao falo como nada , somente mordo o pano , ai quando to mordendo para , ai se eu paro de morde doi muitooooo , tem alguma outra coisa que possa fazer ? ou algum remedio ?

  7. ivanete disse:

    Meus dentes não estão doendo mas tem um aqui que dói e minha cabeça tá doendo e meu orelha do lado esquerdo dói oque eu posso fazer?
    Pra passar essa dor

  8. Aline disse:

    coloquei o aparelho dia 25/08 meus dentes se encontram bastante doloridos não consigo mastigar nada, é normal?

  9. Eduarda disse:

    Coloquei o aparelho a uma semana e as dores nos dentes de cima não amenizam, não consigo cortar nada com os dentes.. é normal a dor durar todo esse tempo?

  10. Leilly disse:

    Fiz a manutenção do meu aparelho ontem meu dentista trocou as borrachinhas e apertou mais e hoje amanheceu doendo muito.
    Posso tomar Dipirona pra aliviar um pouco a dor ..?

  11. lucas disse:

    Tive que usar aquelas borrachinas porem apos colocar estou sentindo muita dor nos dentes do fundo oq faço ?

  12. Camila disse:

    Olá, Essa semana coloquei o separador nos dentes, para facilitar a instalação do anel, daqui a três dias, Mais encomoda muito, sinto dores até nos olhos, sendo que dos 4 separadores soltou, o que faço pra aliviar a dor? meu Deus da vontade de tirar tudo!

  13. irissmell disse:

    Coloquei aparelho ontem dia 22/10. Mas meu lábio superior estão muito machucado , e incharam devido o ferrinho do aparelho…não consequi comer direito nem a sopa…o que devo usar para não infeccionar.? Obrigada !!!!!

  14. Karol disse:

    Boa noite. Coloquei aparelho na sexta-feira dia 13/11/15 e até hoje estou com dor nos dentes, mas um dente da frente está muito dolorido, quando encosto sem querer nos dentes de baixo sinto uma fincada horrível…bem forte…parece que o dente fica latejante e pelo que vi ele já moveu para traz, somente esse.
    Estou preocupada pois estou de férias e muito distante do meu dentista, só retorno dia 25/11.
    Por favor me ajudem!!
    Devo procurar alguém na cidade onde estou ou aguardo mais um pouco?

  15. maria cristina disse:

    Oi coloquei aparelho ontem e tenho dois dentes que me doi muito o q pode ser ?

  16. Willian Fagundes disse:

    Estou com o aparelho à 1 mês, e após a última manutenção em que foi colocado os separadores nos dentes inferiores, estou sentindo dores constantes em 1 dente em específico (o último molar de tras), estou tomando analgésicos pra parar a a dor, mas ela volta após algumas horas , e se tornou frequentes durante 1 semana, o que posso e devo fazer?
    Posso voltar ao odonto antes mesmo da manutenção que foi marcada?

  17. Sandra disse:

    Olá fiz um canal em um dos dentes e agora mais de 6 meses coloquei aparelho dentário e esse dente começou a doer isuportavelmente oque faço o aparelho pode quebra ele?

  18. thalita disse:

    Fiz um tratamento de canal,depois comecei a usar aparelho ortodôntico.E comecei a sentir muitas dores no meu ouvido direito. O que está acontecendo? Pode ser problema no canal ou meu nervo maxilar está inflamado?

  19. Andrielly disse:

    Ola eu coloquei o aparelho ontem e hj ta duendo demais não consigo encostar um dente no outro nem mastigar parece que vai cai todos e as feridas na minha boca tao me matando o que posso fazer? Obrigada

  20. Juanete Rodrigues disse:

    Putz fiz a manutenção estar doendo mais do que a primeira vez estou até co. Feridas na boca dor dor insuportável meu Deus meu dentes estão doendo muito vai ser sempre assim?

  21. Maurício Luís disse:

    Estou com uma dor em um só dente quando tomo água fria quente e até quando vou escovar os dentes fui ao dentista mas não tinha nada essa dor e normal já faz um ano que eu uso aparelho

Escreva aqui o seu comentário