Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Consultorio Online:

“Meu Dentista não fez o tratamento de canal, preferiu restaurar o dente”

O Thiago Augusto nos pergunta:

“Bom dia a todos!
Eu encontrei esse fórum ontem, quando pesquisava sobre dor de dente ao realizar o tratamento de Canal, devido ao medo de faze-lo, e gostaria de dividir minha experiência com todos e tirar algumas dúvidas.
Ontem quando eu fui ao dentista, ele após avaliar o meu dente, disse que haveria a chance de não ser necessário realizar o canal.
A polpa ainda está viva e a cárie não é tão profunda.
O dentista removeu toda a cárie, e me disse que haveria a chance do meu organismo recuperar o dente, assim não sendo necessário o tratamento do canal.
Essa recuperação seria, como ele me explicou, uma camada que a polpa iria produzir.
Ontem após o efeito da anestesia, eu senti dor no dente, tomei um analgésico e a dor passou em alguns instantes, hoje estou sem dor alguma, mas sinto uma leve pressão no dente.
Tudo isso é normal ?
Existe mesmo esta possibilidade de não fazer o canal, visto que a cárie ja foi removida?
Grato pela atenção de todos”

A nossa resposta:

Olá Thiago

O tratamento de canal deve ser sempre o último recurso para evitar a perda de um dente.
Só se opta pela endodontia (tratamento de canal) se não for possível restaurar um dente, removendo a cárie e restaurando a dentina e o esmalte com materiais como a amálgama ou compósito.
Aparentemente no seu caso foi possível restaurar o dente, o que acaba por ser a melhor opção. Continuará com o seu dente “vivo” e muito mais capaz de fazer face à sua funcionalidade.

Quanto à segunda parte da questão, sentir pressão no dente é normal, sendo até muito comum e aceitável sentir ainda alguma dor. Afinal de contas o dentista interveio no dente de forma bastante intensa, é portanto uma reação normal do seu organismo.

Tags: dente restaurado doendo, dente obturado doendo, o meu dentista, dor de dente após restauração, fiz restauração meu dente continua doendo


Dr. Bruno Figueiredo Costa

Artigo revisado em 01-04-2013 por Dr. Bruno Figueiredo, Dentista na Clínica Sorriso de Ouro. Arquivado em Consultorio Online.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

200 comentários

  1. Lucas Rafael disse:

    Olá fiz restauração no meio do mês passado(outubro) fiz raio x para ver se tinha de fazer canal, dai a dentista falou que não era preciso pois a carie não tava profunda, fiz a restauração no dente 46 de baixo e não consigo mais mastigar sem sentir uma dor no nele, isso é normal? Ele foi aberto duas vezes mas a dentista diz que não sabe o por quê da dor. Aguardo resposta.

    • Gabriela mello disse:

      Aconteceu a mesma coisa comigo..
      Maiis antes só duiia se eu começe algo gelado ou quente agora ta doendo muiito direto.nao to entendendo.pois a minha dentista falou que nao tenho care e ella ja abriu a restauraçao duas vezes para ver e nao tem nada ..
      Só sei que estou sentido muita dor di dente.😢

  2. Flávia disse:

    Olá fiz algumas restaurações porem estou sentindo pressão no dente molar, isso é normal, faz cerca de 20 dias.

  3. Anderson disse:

    fiz um tratamento de canal, logo apos o tratamento, o dente ficou doendo por uns dois dias (tomando medicação receitada pela dentista). Quase 1 mês depois, do nada o dente tratado volta a doer e esta dolorido, não é uma dor insuportavél, mas esta encomodando… voltei a tomar a medicação receitada pelo dentista… o que poderá ser?

  4. Daniela disse:

    Olá, fiz restauração com a massa branca segunda e até quarta não incomodava, agora quinta está com uma dor incomodando quando vou morder.
    E preciso refazer?
    Ir correndo pra dentista?
    Ou esperae uns dias?
    Eh que to com medo de perder o dente.

  5. Athalleidy lima disse:

    O meus últimos dentes estava doendo muito mesmo sem ta cariado do lado direito superior. Dores insuportáveis sai fui ao dentista e teve q extrair. Mas a dor não passou o q pode ser? Não aguento mais

  6. Elisa disse:

    Olá, boa noite!
    Há quatro meses atrás fui ao dentista e a Dra. me disse que precisaria de refazer uma restauração, pois estava infiltrando (apesar de que eu não estava sentindo dor). Colocou o curativo e o deixou por um mês. E na sequência fez a obturação.
    Mas, depois de três meses, sinto uma leve dor ao mastigar com esse dente (fui em uma dentista e ela disse que está OK). Isso é normal?

  7. Isabelli disse:

    Boa noite fiz uma restauracao a 4 dias e meu dente está dolorido e senssivel mas nao doi com nada quente ou frio ate quanto tempo pode ficar assim sera que tenho que fazer canal

  8. Klisckenn disse:

    Fiz uma restauração onde quase deu canal, entre os dois últimos dentes da parte de cima da boca, só que o dente não dói mais tudo agarra entre esses dentes e a gengiva dói muito só entre esses dentes, mesmo limpado e passando o fio (lembrando q tem quatro dias q Fiz a restauração) o resto da gengiva está sadia não sei oq é

  9. Cristina santos disse:

    Fiz Hj de manhã uma obturação em um dente da frente porém duas horas depois da obturação meu dente ta doendo um pouco. Isso é normal?

  10. Luciana disse:

    Bom Dia , fiz uma restauração bem grande no dente a dentista até achou que teria que fazer um canal, mas depois olhando bem disse que não seria necessário o canal e depois de dois dias meu rosto está inchando é normal ?

  11. Leo disse:

    Oi. Meu dente não Ta doendo mas tem uma cárie, meu dentista me recomendou um canal. Depois ou durante do tratamento de canal esse dente pode ficar doendo?

  12. veronilda disse:

    ola fui no dentista de emergencia pois meu dente ciso tinha quebrado,e ela limpou e fez um curativo, ela disse q tinha q fazer canal,em outro dentista tinha q extrair,fui na consulta o dentista fez uma restauraçao sem aumenos tirar o curativo antigo,é normal?

  13. Harã disse:

    Olá, eu tinha um dente com restauração que abriu e ficou um tempo, mas completamente sem dor. Fui ao dentista, ela abriu um pouco mais, limpou e fechou com a massinha provisória. Ela disse que talvez terei que fazer canal, pois a cárie está profunda. Eu não sinto dor alguma, nem sensibilidade ao frio e calor e muito menos ao deitar. Eu mordi um picolé diretamente com o dente e não senti nada, coloquei um alimento bem quente e também não senti nada. O canal realmente seria necessário?

  14. Anderson disse:

    Olá pessoal , faz 2h e 30min que sai do dentista, fiz um curativo no dente e após passar o efeito da nestesia meu dente agora doe intensamente , meu maxilar está inchando , dolorido , parece que vai estourar .. Pessoal , isso é normal ?

  15. Ravier disse:

    Bom fui no dentista com um dente quebrado já faz um tempo. Ele fez canal e restaurou o meu tente e ainda foi muito 2 dias depois.È normal ou tenho q procurar meu dentista novamente

  16. Priscila disse:

    Fui no dentista porque estava com uma caren, porem ela preferiu colocar um curativo, e disse que era um pouco profundo, é agora faz três dias e o curativo caiu e ficou exposto, o que faço enquanto não vou no dentista

  17. Laura disse:

    Bom dia,
    Estou com dente 47 aberto a um tempo, porém fui realizar o canal e o dentista me informou que a carie está grande e perfurou a raiz e a saída seria extrair o dente.
    Não existe mesmo outro método para salvar o dente?
    Quais as consequências da falta desse dente?

  18. Fernanda disse:

    Olá, não sei mais o que fazer, me ajudem!!! Fui ao dentista retirar algumas cáries, a dentista fez 6 dentes e depois disso não paro de sentir dor, tanto quando como frio/quente como quando estou dormindo, involuntariamente. Isso faz 2 meses. Procurei outra dentista, ela refez 3 dentes achando que a técnica poderia ter sido feita errada, e continuei sentindo dor, acabei de tomar uma caixa de iprobufeno hoje de manhã e já está começando a doer outra vez. No meu raio x, não é caso de canal, mas a segunda dentista disse que se continuar doer o dente vai morrer e ela vai fazer canal. Fiz uma consulta à outro dentista ele disse que a dentista secou muito o ácido antes de fazer a obturação, e disse para fazer o curativo com o otosporin e hidróxido de cálcio. Faço canal ou esse curativo, pois não é só um dente que dói e sim todos que a primeira dentista fez. Obrigada!!! Fernanda

  19. marcia cristina disse:

    Ola fiz uma pequena restauração a 11 anos no dente da frente e ele ficou sensível e agora ele ficou amarelo e doendo muito e fica muito inchado que Fasso doutor não queria arranca-lo mais também não quero fazer canal 👄

  20. Lauriane disse:

    Booom foi no meu dentista dois dias atras e fiz uma restauracao no eu dente porque estava doendo. Minha dentista disse que tinha uma carie mas nao falo se era profunda ou nao. Entao ela restaurou meu dente e colocou massinha provisoria, mas quando acabo o efeito da anestesia, voltou a dor ainda mas forte e ate hj nao paro… Sera q ela tirou toda a carie do meu dente??

  21. gislaine disse:

    Boa tarde, ao fazer o raio x panorâmico o mesmo mostrou uma carie entre os dentes(dois últimos) por milímetros não atingiu o nervo, a dentista removeu a carie colocou um remédio e fechou. Mas após a anestesia e ja passando as 24 horas sinto dor e o dente sensível a coisas geladas. Isso é normal? Tenho o pânico e estou apavorada. Estou tomando antiflamatorio e dipirona. Aguardo

  22. JULIANO disse:

    tinha uma obturação com amálgama,há muito tempo, sendo que já foi trocada. Era grande. Estava fazendo tratamento em outros dentes e resolvi pedir pra analisar a restauração. A dentista me disse que estava quebrada e propôs abrir. Retirou-a e disse que tinha um cárie e nervo já exposto. e necessitaria de tratar o canal e colocar peça com pino. Fiquei na dúvida, pq o dente nunca doeu. Foi correta a prática?

  23. Tatiana disse:

    Olá refiz a restauração pois meu dente trincado, mas sem carie, depois disso ele ficou doendo ai fiz raio x para ver se tinha algo mais e não deu nada, troquei a restauração de novo e continua doendo, não consigo mais mastigar sem sentir uma dor no nele, isso é normal? Ele foi aberto três vezes mas a dentista diz que não sabe o por quê da dor. Aguardo resposta.

  24. Quezia disse:

    A um ano a obturacão soltou de um lado, só estou com outro lado, não senti dor, o que faço, tem problema fica esposto o lado que soltou a abturacao.

  25. Monica disse:

    Olá tem uma semana que arranquei meu dente mais continua doendo e muito no lugar que arranquei não aguento mais parece que vou ficar louca

Escreva aqui o seu comentário