Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Remédio caseiro para a dor de dentes

A dor de dentes é uma condição que pode tornar a sua vida num verdadeiro inferno. A dor intensa e insuportável não o deixa dormir, comer, beber e até uma brisa de ar frio pode incomodar você. Geralmente a causa da dor de dentes é uma simples cárie dentária que chega até à polpa do dente, que é onde estão os vasos sanguíneos e a terminação dos nervos. Daí que você sinta essa dor intensa.

Por estranho que possa parecer, a dor na realidade nem é o seu maior problema, esse reside no que está por trás da dor e a está provocando. A dor é apenas um sintoma e com certeza algo de muito errado está se passando com a sua saúde. Pode se tratar de uma infeção nas gengivas, uma cárie dentária, um dente lascado, uma restauração mal feita, um tratamento de canal que correu mal… Enfim há quase uma infinidade de problemas que poderão estar na origem dessa dor de dente. Mas, você chegou aqui porque procura aliviar a dor de dentes, assim passemos às soluções caseiras que você pode adotar.

 

Remédio caseiro para a dor de dentes:

O melhor remédio caseiro para a dor de dentes é você cuidar da sua dentição com uma higiene oral cuidada e visitas frequentes ao dentista. Mas, se eventualmente não seguiu essas orientações, ou se seguiu e elas não foram suficientes, aqui encontra remédios caseiros para aliviar a dor de dentes em vez dos medicamentos comuns. Vejamos quais são:

  1. Massagem “gelada” – pegue um cubo de gelo e passe na gengiva junto do dente que está doendo. Isso é um bom remédio caseiro para aliviar a dor de dentes, pois o frio em si, reduz o fluxo de dor que os impulsos nervosos transmitem. Tem uma taxa de sucesso de 60 a 80%. Há quem coloque mesmo o cubo de gelo diretamente no dente, embora isso possa piorar a dor em certa medida.
  2. Alho – há quem defenda que colocar um pouco de alho e uma pedrinha de sal diretamente no dente, aliviam a dor podendo mesmo eliminá-la.
  3. Cebola – a dor de dentes pode eventualmente ser aliviada usando cebola, basta aplicar um pouco sobre o dente e a gengiva. Pode acontecer o alívio da dor porque a cebola tem propriedades anti-bacterianas eliminando bacterias e germes da sua boca.
  4. Lima – A lima é rica em vitamina C e isso previne as cáries dentárias e pode providenciar alívio a dor de dentes.
  5. Germen de Trigo – o suco de germen de trigo é um excelente enxaguante bucal e um remédio natural para dor de dentes. Também elimina as toxinas das gengivas e controla o desenvolvimento das bactérias.
  6. Asafoetida – esse é termo científico para um material resinoso que se obtém da raíz de várias plantas da família da salsa. Ajuda com a dor de dentes dando um alívio progressivo.
  7. Óleo de Cravo – coloque óleo de cravo diretamente no dente afetado, pode usar um cotonete para o fazer. Segundo os mais velhos, isso lhe trará alívio à sua dor de dentes.
  8. Pimenta – uma pitadinha de pimenta misturada com um pouco de sal, dizem ser uma opção muito válida para acabar com a dor de dentes, é defendido por alguns que também elimina a sensibilidade dentária sentida por causa da dor.
  9. Óleo de oregão – esse é um remédio muito interessante pois o oregão atua de forma agressiva contra os elementos patogénicos de uma cárie dentária, ou seja, as bactérias.
  10. Sal – gargarejar a boca com água salgada é tido por alguns como um bom remédio caseiro para a dor de dentes. É bom lembrar que depois disso deve sempre enxaguar a boca com água simples sem nada.
  11. Alccol – para quem gosta de bebidas, esse pode ser o remédio adequado. Gargarejar a boca com um pouco de cachaça, ou aplicar outro tipo de bebida no dente que dói, pode trazer um alívio temporário. Deixar essa bebida com alcool mesmo por cima do dente que dói durante alguns segundos, pode eventualmente “adormecer” a gengiva dando uma certa sensação de alívio.
  12. Como poderá concluir, existem muitos remédios caseiros para a dor de dentes. Se funcionam ou não, não podemos garantir. Repare que alguns tanto poderão ser mitos, como realmente funcionar às mil maravilhas. É tudo uma questão de experimentar. Mas, lembre-se sempre, alívio temporário da dor de dentes é uma coisa, solucionar o que originou essa dor é outra, ou seja, mesmo que acabe usando um desses remédios caseiros, nunca prescinda de ir ao seu dentista para que este possa diagnosticar o seu problema e dar-lhe o devido tratamento.

    O que achou desses remédios para a dor de dentes? Algum funcionou com você?

    Alertamos que esses remédios caseiros para a dor de dentes podem não resultar, ou alguns deles podem até piorar a sua dor, portanto se os utilizar estará fazendo-o por sua conta e risco e não nos poderemos responsabilizar por isso.

Tags: remedio para dor de dente, remedio caseiro para dor de dente, o que e bom para dor de dente, dor de dente remedio caseiro, Remedio pra dor de dente


Dra Lúcia Pinheiro Pinheiro

Artigo revisado em 30-03-2013 por Dra Lúcia Pinheiro, Dentista na Clínica Dra Lucia Saboya Pinheiro. Arquivado em Tratamento.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

260 comentários

  1. aurora disse:

    essa dor gente…ai k dor,xtou a uma semana com essa dor insuportavel,nao poxu extrai-lo por causa da inflamação :-( o meu ouvido,coitado dele! a minha garganta,doi tdu…

  2. robson disse:

    Meu dente tava doendo eu quebrei um pedacinho de dorflex e coloquei dentro passou

  3. nicole rilary disse:

    Gente eu to com uma dor horrivel desde de manhâ nos meus dois dentes da da frente e eles ja tinham apodrecidos mas fiz uma restauraçao e. Agora estou sentindo essa dor ja fiz dois testes que foi o do sal e o do gelo e nao consigo dormir me ajudemm por favorr??

  4. welysson disse:

    Meu dente doi bastante a noite,não sei o que fazer mais mim ajudem…

  5. camila disse:

    Estou. Gestante de 2 meses, e estou com fortes dores nos dentes, parece que estao sensiveis. Tomei paracetamol, sera que fiz. Mal . Doutora?

  6. leo disse:

    ta doendo puuco jah

  7. marcelo disse:

    tem algum remedio que eu possa encontra em farmacia que seja bom, e seja anti alergico pois tenho alergia a dipironas

  8. ana paula disse:

    Socorro não aguento mais o meu curativo saiu e ta doendo muito tentei agua com sal e não deu certo me ajudem por favor

  9. Denize gonçalves disse:

    sim alivio a dor do meu esposo a pinga no algodão com alho e cebola.

  10. Amanda disse:

    O gelo ate resolve um pouco mais gente oque fazer? Meu dente rancou a massinha e de vez enquanto ele doi e quando doi e uma for mto forte me ajudem

  11. Juju disse:

    Vão em uma farmacia e pedem a ampola Passaja, ele vai adormecer a parte da gengiva, mas isto é temporario, apenas pra quando n encontrarem dentista por causa do horario ou feriados etc e tal, até vcs procurarem um profissional, lembrando que não existe receita contra dor, prevenção e acompanhamento é o melhor remedio, ok?

  12. João Batista disse:

    Eu tenho um amigo que reclamava muito de dor de dente, ele uivava de dor, uma dor terrível e insuportável. Esses remédios caseiros podem ser bons para uns e outros não, mas dependendo da intensidade da dor ou caso ele esteja inflamado remédio caseiro possa dar alívio total, e sim, apenas um alívio passageiro que em alguns casos e um ida e vinda ao paraíso em poucos segundos. Existe um remédio que pode fazer a dor passar, segundo meu amigo disse, que se chama ” dicoflenato ” não sei se escreve assim, mas na farmácia deve ter…. Esse remédio pode funcionar ou não, mas quando funciona pode te dar alívio imediato, o segredo e manter a calma, paciência, procura relaxa bastante, se possível fica em um ambiente aonde existe um silêncio profundo. Nunca sentir dor de dente e estou cuidando pra jamais sentir, pelo jeito é horrível….. Boa sorte a todos. Eu não me responsabilizo por nada, usem o remédio por sua conta em risco.

  13. mauriceia disse:

    Estou com o dente furado so um pouquinho e esta doendo muito o que eu faço

  14. jeane disse:

    Estou com muita dor de dente ja tomei ibuliv mais nao passa a do ja ta afetando o ouvido e o olho que faco

  15. daiane disse:

    nossa gente tava quereno ranca meu deus com soco de tanta dor mas a agua com sal deu uma amenizada funciona sim viu

  16. Ana Beatriz disse:

    AIIIII QUE ODIO QUE ESSA DOR DE DENTE ME DA CARA 4 DIAS SEM DORMI

  17. Patricia disse:

    Estou com tanta dor que não consigo dormir , e meu ouvido esta doendo também, ontem cheguei a parar no pronto socorro por conta da dor e por estar gravida não posso tomar nenhum remedio sem prescrição a não ser paracetamol, e que diga-se de passagem não resolve nada, fui ao dentista e ela me disse que não pode fazer nada por conta da gravidez…
    Me ajudaaaah não aguento mais essa dor

  18. Anna disse:

    Usa a da cebola se tiver por exemplo tmbm o dente furado. Mas você também pode usar um pouco de agua morna com sal e vinagre! Gargarejar e jogar fora… Resulta comigo, aconselho a ficar um tempinho sem falar

  19. mercia disse:

    estou gravida de 7meses to com um canal pra fazer mais os dentistas nao querem mexer nao aguento mais nao condigo dormi nem comer eo pior é que nao posso tomar antiflamatorio socorrooooooooo

    • fernanda disse:

      a mesma coisa sou eu , so que eu tou com 8 mes de gravides , nos ajude pela amor de deus , parese que eo fim do mundo essa dor , chega tou com o meu rosto todo enchada, dor nos meus ouvido e dor de cabeça

  20. francisca disse:

    Meu dente está doendo o q posso fazer? Eu não quero arrancar e nem fazer canal!!! O q fazer?

  21. Karine disse:

    Minha gengiva esta doendo muitto!
    Porem não esta sangrando!
    Mais e uma dorsinha que encomodaa muitoo!

  22. isaque disse:

    usei dipirona liquida, coloque um mnt no copo e água, a dor passou.

  23. vitoria disse:

    ba o dorflex mi ajudou mt parece que eu to num paraiso adormese toda a boca

  24. meu nome/ e alberto bispo gonçalves disse:

    pelo amor de deus não aguento mais de tanta dor de dente-e dia e noite não me da nenhuma trégua não durmo mais não como’estou num maumor terrível.o que faço meu deus

Escreva aqui o seu comentário