Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Consultorio Online:

“Sinto dor 10 dias depois da desvitalização do dente”

O Carlos Sousa nos pergunta:

“Fiz uma desvitalização num dente cariado há 1 semana e meia e estou tomando o antibiótico há quase 10 dias e apesar de notar alguma melhoria na dor do dente, este ainda me dói quando pouso a cabeça na almofada. Não era suposto nesta altura do campeonato já não sentir dor nenhuma no dente desvitalizado? Quando me dói e toco no dente com a lingua sinto este sensível. Não consigo compreender o que se passa, será que o antibiótico que estou tomando não está fazendo efeito, será que meu dente não tem mais tratamento a não ser arrancando? A dentista que me tratou disse que posso ter de desvitalizar o dente ao lado deste que também foi restaurado por ter cárie e como os dois dentes partilham o mesmo canal, pode ser o da frente. Mas o da frente não me dói absolutamente nada nem está sensível, é este que foi desvitalizado que ainda me dói. Durante o dia não me dói e até consigo mastigar com ele, mas quando pouso a cabeça na almofada começa a doer. Estou ficando maluco com isto que já dura há semanas. Esta terça termino o antibiótico e não sei o que fazer… por favor me aconselhe!”

A nossa resposta:

Olá Carlos

Depois de tanto tempo após ter feito o tratamento de canal e sabendo que está a terminar o antibiótico, a nossa sugestão é simples. Se ainda dói, volte ao dentista. Isso não deveria estar a acontecer, é tão simples quanto isso. Uma coisa é o dente e a zona circundante ficarem doloridos 3/4 dias, uma semana na pior das hipóteses, outra bem diferente é o tempo que já passou como no seu caso.

Sem querer que deixá-lo preocupado, nem a quem for ler este artigo, é importante que as pessoas saibam o seguinte: a endodontia (o tratamento de canal) é um tratamento dificílimo e em imensos casos necessita de ser repetida a instrumentalização dos canais (no fundo é a retirada da raíz do interior do dente). Provavelmente será esse o seu caso, possivelmente ainda restam alguns restos de raiz no dente e este tem de ser desvitalizado de novo. Não é grave, mas aborrecido e provoca sempre incómodo no paciente.

Importante: Antes de esgotar todas as hipóteses para tratar esse dente, não deixe que lhe mexam em mais nenhum! A não ser com radiografias e provas à sua frente de que eventualmente a causa dessa dor, está sem qualquer sombra de dúvida, relacionada com dentes que como diz, estão saudáveis.

Tags: desvitalizar dente, dente desvitalizado doi, desvitalizar dente consequencias, apos tratamento de canal doi, desvitalizar dente dor


Dr. Bruno Figueiredo Costa

Artigo revisado em 02-04-2013 por Dr. Bruno Figueiredo, Dentista na Clínica Sorriso de Ouro. Arquivado em Consultorio Online.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

41 comentários

  1. patricia disse:

    Estou trocando de dentista pois o mesmo fiquei 5 anos ele é ortografia e clínico porém achava estranho seu procedimento pois depois de três anos ele tirava raio X e dizia que estava tudo normal porém fui em outro fiz panorâmica e tudo tenho seis restaurações pra fazer nos dentes e um tratamento de canal resumindo o cara só me enrolou e perdi e agora já tirei o aparelho e estou fazendo os precedimentos devidos mas será que posso acionar o conselho regional de odontologia pois o erro na um foi meu e agora?

  2. Sergio Clarissimo disse:

    Boa tarde

    Fraturei o dente superior frontal há 10 anos numa queda. Foi restaurado e nunca me deu problema, a não ser alguma dor muito passageira. Estes dias essa dor tem sido mais frequente, mas é uma dor que não é diretamente no dente, está mais associada a dor de cabeça, mas também ao dente, difícil de explicar. Não tenho o dente sensível nem dói a pressionar.
    Será o dente a ficar mais frágil? Ou essa hipótese fica descartada uma vez que a queda já foi já 10 anos e nunca deu problema? Será apenas temporário?

Escreva aqui o seu comentário