Dor de Dentes .com

Tudo sobre a dor de dentes




Consultorio Online:

“Sinto dor 10 dias depois da desvitalização do dente”

O Carlos Sousa nos pergunta:

“Fiz uma desvitalização num dente cariado há 1 semana e meia e estou tomando o antibiótico há quase 10 dias e apesar de notar alguma melhoria na dor do dente, este ainda me dói quando pouso a cabeça na almofada. Não era suposto nesta altura do campeonato já não sentir dor nenhuma no dente desvitalizado? Quando me dói e toco no dente com a lingua sinto este sensível. Não consigo compreender o que se passa, será que o antibiótico que estou tomando não está fazendo efeito, será que meu dente não tem mais tratamento a não ser arrancando? A dentista que me tratou disse que posso ter de desvitalizar o dente ao lado deste que também foi restaurado por ter cárie e como os dois dentes partilham o mesmo canal, pode ser o da frente. Mas o da frente não me dói absolutamente nada nem está sensível, é este que foi desvitalizado que ainda me dói. Durante o dia não me dói e até consigo mastigar com ele, mas quando pouso a cabeça na almofada começa a doer. Estou ficando maluco com isto que já dura há semanas. Esta terça termino o antibiótico e não sei o que fazer… por favor me aconselhe!”

A nossa resposta:

Olá Carlos

Depois de tanto tempo após ter feito o tratamento de canal e sabendo que está a terminar o antibiótico, a nossa sugestão é simples. Se ainda dói, volte ao dentista. Isso não deveria estar a acontecer, é tão simples quanto isso. Uma coisa é o dente e a zona circundante ficarem doloridos 3/4 dias, uma semana na pior das hipóteses, outra bem diferente é o tempo que já passou como no seu caso.

Sem querer que deixá-lo preocupado, nem a quem for ler este artigo, é importante que as pessoas saibam o seguinte: a endodontia (o tratamento de canal) é um tratamento dificílimo e em imensos casos necessita de ser repetida a instrumentalização dos canais (no fundo é a retirada da raíz do interior do dente). Provavelmente será esse o seu caso, possivelmente ainda restam alguns restos de raiz no dente e este tem de ser desvitalizado de novo. Não é grave, mas aborrecido e provoca sempre incómodo no paciente.

Importante: Antes de esgotar todas as hipóteses para tratar esse dente, não deixe que lhe mexam em mais nenhum! A não ser com radiografias e provas à sua frente de que eventualmente a causa dessa dor, está sem qualquer sombra de dúvida, relacionada com dentes que como diz, estão saudáveis.

Tags: desvitalizar dente, apos tratamento de canal doi, dente desvitalizado doi, desvitalizar dente consequencias, desvitalizar dente dor


Dr. Bruno Figueiredo Costa

Artigo revisado em 02-04-2013 por Dr. Bruno Figueiredo, Dentista na Clínica Sorriso de Ouro. Arquivado em Consultorio Online.

 

Qualquer imprecisão, incorreção ou adenda a esse artigo devem ser comunicados atráves dessa página.

Saiba mais sobre:

Patrocínios

19 comentários

  1. Isabel Cristina Soares Gonçalves disse:

    No dia 16 de julho fui ao dentista com uma dor forte no dente, uma mesmo iniciou uma desvitalização, tomei antibiótico durante 10 dias e realmente a dor passou por completo.

    No Dia 06 de agosto fui a segunda consulta para continuar o tratamento e como ainda senti um pouco de dor a medica não fechou o dente e continuei com a tal massa provisória.
    Marquei a 3 consulta para finalizar o dente para o dia 24 de setembro de 2013 (muita distancia devido a disponibilidade minha da médica), contudo a tal massa de enchimento saiu e no dia 31 de agosto fui a clinica dentaria fui atendida por outra dentista e a mesma voltou a colocar a massa provisória até a consulta do dia 24 de setembro…mas o que acontece desde então é dores muito fortes no dente, não consigo tão pouco tocar com a escova de dentes estou a tomar Brufen 600 de 8 em 8 horas e ben-u-ron 1000 de 4 em 4 horas e a dor não passa, até já tenho a cara um pouco inchada.

    Por favor pode me ajudar e aconselhar o que devo fazer? e porque isto me aconteceu?

    • admin disse:

      A massa temporária deve ser substituída, o canal limpo e você provavelmente terá de tratar essa inflamação com antibiótico.

  2. Eduardo disse:

    Boa tarde.
    Há dois dias fui a um dentista com uma dor terrível num dente. O dentista e eu optámos por desvitalizar o dente.
    Mas depois de todo este procedimento nos dias seguintes começou a doer-me o dente atras (siso) do tratado e tenho dor na zona inferior do maxilar nessa zona.
    O que me recomenda?
    Cumprimentos

    • Admin disse:

      Nada. Sem radiografias seria irresponsável dar uma opinião acerca do que fazer com esse dente, ou o do siso.

  3. paulo disse:

    Boa tarde, estou com um dente cariado já faz muito tempo. começou-me a doer á uns dias atraz e decidi então ir ao dentista. como o dente me doía ele nem lhe mexeu, receitou-me augmentin duo , já o estou a tomar á 3 dias e meio de 12 em 12 horas e não sinto melhoras nenhumas. Que me aconselham a

  4. Rute disse:

    Boa tarde,

    Dia 30 Novembro tratei 1 carie….saí de lá sem dores tudo normal….ao comer e ao lavar os dentes sentia tipo uma sensibilidade que não é normal….. fui dia 10 de Dezembro ao dentista e falei da sensibilidade…. a dentista passou a broca (coisa rápida)e doeu-me imenso, colocou um bocadinho de massa e colocou um liquido com um cheiro forte….disse-me que a carie que eu tinha era profunda e que por vezes podia acontecer isto….deu-me um gel para eu passar no dente e mandou tomar brufen…. hoje é dia 13 e ao passar o gel sinto uma picada mt forte….ao comer tb sinto essa picada mt mt forte…. passei fio dentário e senti o cheiro a massa =/ até saiu um bocadinho de sangue (coisa mínima), não sei se vou esperar mais uns dias a ver se passa ou se vou lá novamente…
    Porque eu não tenho dores sinto é uma picada mt forte quando toco no dente =(

    Obrigado pela atenção

    • Admin disse:

      Rute, em algumas cáries mais profundas, para se tratar, ou seja, para proceder à restauração, pode acontecer que se deixar o dente muito sensível. Se a dor for insuportável e até se tiver sensibilidade aos alimentos quentes, pode ser necessário efetuar tratamento de canal.

  5. Elisabete disse:

    Boa noite,
    fiz a desvitalização de um dente e não senti qualquer tipo de dor até 4 dias depois. Passado esse tempo comecei a sentir dores na gengiva e noto que o céu da boca está um pouco inchado na área mais próxima do dente tratado doendo quando faço pressão. A dor não é constante e devo dizer que hoje até passei bem o dia, apesar de durante a noite ter tido vontade de pegar num alicate e arrancar o dente, mas o inchaço e dor no céu da boca preocupam-me. Não sei se será normal e serão apenas os tecidos doridos, mesmo que eu não tenha sentido nada nos primeiros dias, ou se devo correr para o dentista por estar a desenvolver uma infeção.
    Obrigada pela atenção.

  6. Sara disse:

    Boa tarde,
    Eu desvitalizei um dente (pré molar) mas este continua a doer. É uma espécie de choque se lhe tocar, não é nada de mais. A minha dentista achou estranho visto a radiografia mostrar o dente “limpo”. Colocou antibiótico local e disse que repetiríamos o procedimento se o dente continuasse sensível. Acontece que já repetimos o processo todo da desvitalização e ele continua sensível e com dor ao toque. Ela parece-me mais baralhada que eu. Marcou-me outra consulta para fazer a desvitalização com uma maquina… Nunca ouvi falar. Estou a recear pelo meu dente… E se a máquina não fizer tiver resultados e eu sentir sempre o dente? Há essa hipótese? O que acontece nesse caso? Cumprimentos e obrigada.

  7. Rafael disse:

    Olá, fui ao dentista a 2 dias fazer restauração num dente que tinha caído a massinha. Cheguei lá, fiz raio X. E a dentista disse que não era necessário fazer tratamento de canal por não sentir dor. Ela começou a fazer a restauração. Apenas tirou a cárie que tinha e deixou o dente aberto dizendo que não dava tempo de terminar. Fui no dia seguinte com fortes dores no dente, e ela não estava lá, aí outro dentista colocou massa provisória, e estou com fortes dores no dente. E normal?

    • Admin disse:

      Meu Deus que forma negligente de tratar um paciente, adiar uma restauração simples… Enfim. Há com cada coisa na odontologia. A dor é normal e deve passar se realmente o seu caso não for para tratamento de canal.

  8. vanessa disse:

    boa noite.. eu meti massa num dente de cima senao me engano a 2anos e o dente some doeu na altura que fiz o tratamento, a pouco tempo tempo tenho impressao que me caiu um bocadinho de massa e o dente agora a noite sempre que me deito comeca me a doer e fico com a boca dormente daquele lado, tomo comprimidos para as dores e isso nao passa ate que acabo por adormecer com o dente a doer e dormente.. sera possivel isto acontecer agora passado tanto tempo?

  9. Maria disse:

    Boa noite.
    Tenho uma cárie numa posição difícil, muito próxima do canal. O dentista disse-me que dada a posição da cárie fica difícil fazer a restauração, porque não consegue segurar a contenção para encher o dente.
    Deu-me 3 opções:
    - fazer restauração em laboratório com molde
    - fazer corte de gengiva para segurar a restauração
    - desvitalizar o dente.
    Inicialmente optei pela 1a opção, mas na hora de fazer o molde deu-me uma dor muito forte no dente é o dentista diz que a restauração pode pressionar o canal e a dor voltar!
    O que faço? Tenho imenso receio da desvitalizacao!

Escreva aqui o seu comentário